A proposta de intervenção tem por base a regeneração de um pequeno quarteirão no antigo bairro árabe da cidade de Leiria. O conjunto edificado é composto por linguagens arquitetónicas e tempos de construção bastante díspares, pelo que uma solução residencial do conjunto implicaria, na sua ambiguidade, manter o carácter individual das edificações mais relevantes e, ao mesmo tempo, criar uma imagem de unidade para o todo.
Uma pretensão garantida na uniformização dos revestimentos, cores, materiais, mas sobretudo na articulação das volumetrias e cotas dos muros. Por outro lado, pelo carácter da Rua das Olarias e da sua origem sublinha-se a cor do barro nas mansardas (RAL 8004) , a telha de barro na cobertura e o tijolo maciço nos terraços, enquanto matéria significante da história local.
No interior, apesar da reestruturação total e da nova compartimentação tipológica, mantiveram-se as paredes estruturais, estrutura do telhado em madeira, cantarias, soleiras, pedras de escadas, nichos interiores, a cisterna do logradouro, entre outros elementos pré-existentes.
Contudo, apesar da consideração pelo passado, o desenho interior das tipologias e a sua organização, assim como a linguagem do logradouro e dos terraços, refletem uma liberdade estética atual e uma fluidez tácita ao modo de habitar contemporâneo.
https://www.facebook.com/Mube-Arquitectura-203329943189909
https://www.instagram.com/mubearquitectura
Projeto
Regeneração de conjunto edificado no Centro Histórico de Leiria
Localização
Rua das Olarias, Leiria, Portugal
Arquitetura
mube arquitectura
Arquitetos Responsáveis
Pedro Lemos Cordeiro (coordenação) e Patrícia Selada com colaboração de Joana Andrade Vaz
Engenharia
Nefimor – estudos e projetos lda
Construtor
Build to Fly, Lda.
Fotografias
João Matias (mago)
Ano
2023