Regeneração de conjunto edificado no Centro Histórico de Leiria

A proposta de intervenção tem por base a regeneração de um pequeno quarteirão no antigo bairro árabe da cidade de Leiria. O conjunto edificado é composto por linguagens arquitetónicas e tempos de construção bastante díspares, pelo que uma solução residencial do conjunto implicaria, na sua ambiguidade,  manter o carácter individual das edificações mais relevantes e, ao mesmo tempo, criar uma imagem de unidade para o todo.

Uma pretensão garantida na uniformização dos revestimentos, cores, materiais, mas sobretudo na articulação das volumetrias e cotas dos muros. Por outro lado, pelo carácter da Rua das Olarias e da sua origem sublinha-se a cor do barro nas mansardas (RAL 8004) , a telha de barro na cobertura e o tijolo maciço nos terraços, enquanto matéria significante da história local.

No interior, apesar da reestruturação total e da nova compartimentação tipológica, mantiveram-se as paredes estruturais, estrutura do telhado em madeira, cantarias, soleiras, pedras de escadas, nichos interiores, a cisterna do logradouro, entre outros elementos pré-existentes.

Contudo, apesar da consideração pelo passado, o desenho interior das tipologias e a sua organização, assim como a linguagem do logradouro e dos terraços, refletem uma liberdade estética atual e uma fluidez tácita ao modo de habitar contemporâneo.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Regeneração de conjunto edificado no Centro Histórico de Leiria

Localização

Rua das Olarias, Leiria, Portugal

Arquitetura
mube arquitectura

Arquitetos Responsáveis
Pedro Lemos Cordeiro (coordenação) e Patrícia Selada com colaboração de Joana Andrade Vaz

Engenharia
Nefimor – estudos e projetos lda

Construtor
Build to Fly, Lda.

 

Fotografias

João Matias (mago)

 

Ano
2023

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE