Requalificação do Rossio Marquês de Pombal – Estremoz

A Requalificação desta área do Rossio Marquês de Pombal engloba a zona do mercado de velharias e do mercado tradicional, em frente ao edifício da Câmara Municipal e à Igreja dos Congregados, estando prevista no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Concelho de Estremoz, no âmbito do Plano de Ação de Reabilitação Urbana, com financiamento de 85% do FEDER (Alentejo 2020), num investimento total previsto que ascende aos 900.000 euros.

O projeto está a ser elaborado pela Rio Plano, tendo convidado o atelier Traço Criativo para as várias especialidades.

Este projeto irá contribuir para a renovação da imagem urbana de um dos ex-líbris da cidade e do Alentejo Central.

Estremoz teve um papel essencial enquanto cidade fortificada de defesa fronteiriça portuguesa, a partir da Restauração da Independência, em 1640, tendo sido quartel-general do Alentejo até 1869. O Rossio Marquês de Pombal constitui a grande praça de Estremoz e a maior praça portuguesa, sendo que desde o século XVII apresenta um papel importante na cidade e região, inicialmente como praça com funções militares e cívicas e a partir da segunda metade do séc. XIX com funções administrativas, com a instalação dos Paços do Concelho no Convento dos Congregados.

Hoje em dia o Rossio constitui uma grande praça com diversas funções para a cidade, destacando-se um dos mais importantes mercados tradicionais do Alentejo, todos os sábados de manhã. É ainda utilizado como um grande estacionamento e espaço de feiras diárias e semanais.

Como principais objetivos da proposta, temos os seguintes:
a) – Reabilitação dos vários espaços públicos, incentivando a mobilidade universal e acessibilidade plena, favorecendo o peão e diminuindo a carga automóvel;
b) – Criação de condições de promoção dos valores endógenos da região, com a criação de novos espaços e melhoramento das infraestruturas;
c) – Implementação de equipamentos de apoio às feiras diárias e de artesanato, com módulos pré-fabricados e quiosques, com uma imagem gráfica própria, permitindo assim uma interação com a população, favorecendo as vertentes culturais e históricas.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Requalificação do Rossio Marquês de Pombal – Estremoz

Cliente
Câmara Municipal Estremoz

Localização
Estremoz, Portugal
(38°50’30.7″N7°35’09.1″W)

Arquitectura Paisagista
Rio Plano Arquitectura Paisagista

Conceito
Requalificação do Espaço Público

Engenharia e Imagens 3D

Traço Criativo

Área
3 HA

Ano
2020

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?