A Curia é um centro termal com uma importância de destaque no panorama nacional, constituindo um dos principais cartões-de-visita no concelho de Anadia. A importância desta intervenção arquitetónica residiu na requalificação de um espaço urbano extremamente degradado, cuja importância é indispensável para a qualidade de vida urbana e ao equilíbrio psicossomático dos seus habitantes. Um território com forte potencial turístico e da valorização dos recursos naturais existentes, associados à Estância Termal da Curia, considerada uma referência na área da saúde e do bem-estar.
A área de intervenção abrangeu o núcleo central da povoação, proporcionando aos utilizadores desta estância termal espaços públicos e de circulação de qualidade que se traduzirão em maior atratividade e reforço da competitividade, baseando-se numa estratégia de intervenção que pretende: remodelação profunda da pavimentação em zonas de circulação pedonal e rodo viária, com reordenamento de circulação de trânsito e estacionamento; construção de uma ciclovia; aplicação de mobiliário urbano atual e funcional; substituição da rede de iluminação pública com aplicação de uma linha de luminárias de tecnologia LED; remodelação das infraestruturas de drenagem das redes de saneamento, águas pluviais e abastecimento de água pública; requalificação da arborização existentes; e redução de custos de manutenção e consumos energéticos.
Todos os espaços urbanos foram concebidos e desenhados com um intuito de serem funcionais. A escolha de materiais e equipamentos teve em consideração não só a qualidade estética como também a durabilidade e baixa manutenção. Uma das principais preocupações na conceção deste projeto foi o desenho de percursos e vias de circulação sem barreiras ou obstáculos que prejudicasse a mobilidade de pessoas e viaturas.
https://www.instagram.com/rosmaninhoarquitetura/
https://www.julcar.eu/
Projeto
Requalificação urbana da Curia
Localização
Curia, Anadia, Portugal
Dono de Obra
Município de Anadia
Arquitetura
Rede de Abastecimento de Água, Redes de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais
Pedro Santiago
Infraestruturas Elétricas e Telecomunicações
Licínio Alegre, Engenheiro Eletrotécnico
Construtor
Cândido José Rodrigues SA
Fotografias
Julcar, Marco Santiago
Execução do Projeto
2010/2011
Execução de Obra
2011/2012