Requalificação urbana da Curia

A Curia é um centro termal com uma importância de destaque no panorama nacional, constituindo um dos principais cartões-de-visita no concelho de Anadia. A importância desta intervenção arquitetónica residiu na requalificação de um espaço urbano extremamente degradado, cuja importância é indispensável para a qualidade de vida urbana e ao equilíbrio psicossomático dos seus habitantes. Um território com forte potencial turístico e da valorização dos recursos naturais existentes, associados à Estância Termal da Curia, considerada uma referência na área da saúde e do bem-estar.

A área de intervenção abrangeu o núcleo central da povoação, proporcionando aos utilizadores desta estância termal espaços públicos e de circulação de qualidade que se traduzirão em maior atratividade e reforço da competitividade, baseando-se numa estratégia de intervenção que pretende: remodelação profunda da pavimentação em zonas de circulação pedonal e rodo viária, com reordenamento de circulação de trânsito e estacionamento; construção de uma ciclovia; aplicação de mobiliário urbano atual e funcional; substituição da rede de iluminação pública com aplicação de uma linha de luminárias de tecnologia LED; remodelação das infraestruturas de drenagem das redes de saneamento, águas pluviais e abastecimento de água pública; requalificação da arborização existentes; e redução de custos de manutenção e consumos energéticos.

Todos os espaços urbanos foram concebidos e desenhados com um intuito de serem funcionais. A escolha de materiais e equipamentos teve em consideração não só a qualidade estética como também a durabilidade e baixa manutenção. Uma das principais preocupações na conceção deste projeto foi o desenho de percursos e vias de circulação sem barreiras ou obstáculos que prejudicasse a mobilidade de pessoas e viaturas.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Requalificação urbana da Curia

Localização

Curia, Anadia, Portugal

Dono de Obra

Município de Anadia

Arquitetura

Rui Rosmaninho

Rede de Abastecimento de Água, Redes de Drenagem de Águas Residuais e Pluviais

Pedro Santiago

Infraestruturas Elétricas e Telecomunicações

Licínio Alegre, Engenheiro Eletrotécnico

Construtor

Cândido José Rodrigues SA

Fotografias

Julcar, Marco Santiago

Execução do Projeto

2010/2011

Execução de Obra

2011/2012

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?