Residência Sénior

A solução apresentada, destina-se à edificação de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), comummente designada de Lar de Idosos. A solução assenta numa consolidada análise prévia dos diferentes contextos culturais, urbanísticos e legais, assim como, na organização estratégica dos vários espaços que integram o programa para uma ERPI.

Nesse sentido e face ao retrato demográfico da população portuguesa, é prioritária a capacidade de dar resposta às várias carências presentes no plano sócio económico da população mais envelhecida, nomeadamente nas suas carências habitacionais, de convívio e problemáticas biopsicosociais.

Assim sendo, uma das principais premissas do projecto passa por assumir uma posição de relevo na integração social e no proporcionar de conforto e bem estar dessas gerações, tentando para isso ser inclusiva e dinâmica a fim de satisfazer as suas necessidades presentes e futuras.

Neste contexto, a estrutura residencial proposta é definida num único edifício autónomo, cuja concepção privilegiará o sistema construtivo de paredes leves no seu interior e assim “Permitir a maleabilidade com vista a adaptações espaciais ou a melhorias tecnológicas, pela introdução de materiais e equipamentos adequados às respectivas necessidades”.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Residência Sénior

Localização
Amadora, Portugal

Promotor
Orpea

Arquitetura
Humberto Conde Arquitectos | HRA-Lisboa

Autor
Humberto Conde

Colaboradores
Filipa Costa, Sara Faria

Modelo 3D
Pedro Correia (HRA-Lisboa)

Data
2020

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal