Restaurante FUJI

Restaurante FUJI 🔗 – A proposta arquitetónica apresentada resulta de um desejo estético e contemporâneo desenvolvido com a finalidade de criar as condições necessárias para uma vivência distinta, sem deixar de cumprir com as expetativas do programa.

O conceito do restaurante está diretamente vinculado à gastronomia que o espaço se propõe a oferecer. Sendo assim, a arquitetura de interiores, procura estar em simbiose com o menu gastronómico, de índole oriental japonês.

Sendo um espaço de reduzida dimensão, pretendeu-se desenhar um restaurante despojado e sóbrio, caracterizado pela madeira de carvalho americano das carpintarias e pela tonalidade cinza antracite das paredes e tetos. Embora sejam contratantes, são, porém, comunicantes.

O teto da sala de refeições apresenta uma trama vazada, através de um desenho reticulado ortogonal de madeira de carvalho americano. Através deste, produzem-se efeitos de luz-sombra que animam o restaurante. O reticulado eleva-se até à escuridão do teto. Porém, alguns retângulos são preenchidos por palhinha – uma trama vazada com uma escala ínfima e intimista -, por onde sai iluminação zenital. Também, o uso de palhinha no teto, bem como na garrafeira ou no expositor que antecede o balcão de preparação de sushi, pontua o espaço com um toque de vivacidade, contratando com o desenho regrado e discreto dos interiores.

Ainda, o uso intenso de madeira no espaço, remete-nos para as matas presentes na paisagem natural dos Açores desde o século XIX. Por sua vez, o cinza antracite arremessa-nos para a bruma e nevoeiro que se projeta nas paisagens Açorianas.

Entrarmos no restaurante FUJI, é embrenharmo-nos numa paisagem imaginada, onde o orientalismo se enlaça ao açorianismo. Onde a sobriedade da arquitetura se aglutina à exuberância da gastronomia.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Restaurante FUJI 🔗

 

Localização

Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal

 

Arquitetura

Sequeira Dias Arquitectos 🔗

 

Arquiteto responsável

Rodrigo Sequeira Dias

 

Construtora

Porta-R

 

Carpintaria

Capintaria 25

 

Engenharia

Eng. Catarina Lima

 

Decoração de interiores

Sequeira Dias Arquitectos

 

Marca / Produto
Madeira de Carvalho Americano – Carpintarias
CIN – “VINYLCLEAN – CIN”
SIKA – Sika® Chapdur® Premix
TON – MERANO ARMCHAIR
3M – Pelicula para vidros fumada-catódica preta TRANSPARENTE com 65% visibilidade

 

Fotografias

Ivo Tavares Studio 🔗

 

Área total construída (m2)

73,50m2

 

Ano de conclusão

2021

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE