Restaurante Gurumê

Esta é a primeira loja do Restaurante Gurumê, especializado na culinária japonesa. O nome é uma variação despojada da palavra “gourmet” e sugere um ambiente de sofisticação e simplicidade. O projeto busca traduzir o conceito do empreendimento.

A junção de dois salões contíguos deu origem a três espaços com atmosferas distintas: o salão principal, um espaço intimista e o tradicional sushi bar. O salão de maiores dimensões possui uma mesa coletiva com desenho sinuoso que estimula a interação entre as pessoas. Já o segundo ambiente, um túnel de madeira, tem caráter intimista, com mesas de dois ou quatro lugares, onde o cliente vislumbra o exterior pelo rasgo da fachada. O túnel é estruturado através de uma sucessão de pórticos que definem sua geometria que é revestida por ripas de madeira cumaru. Ao fundo está localizado o sushi bar, com bancada em corian, de onde se pode observar a preparação dos pratos.

Os principais materiais de revestimento – o cobre oxidado e a madeira – foram escolhidos devido à inspiração no universo da pesca e na ação do tempo nos materiais utilizados em barcos e navios. Os ladrilhos hidráulicos utilizados no piso são feitos artesanalmente e garantem a neutralidade necessária para que os tons de madeira e os tons esverdeados do cobre sejam destacados.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Restaurante Gurumê ?

 

Localização

Rio de Janeiro, Brasil

 

Arquitetura

Bernardes Arquitetura ?

 

Interiores

Bernardes Arquitetura

 

Equipe

Thiago Bernardes, Camila Tariki, Francisco Abreu, Daniel Vannucchi, Antonia Bernardes, Caroline Premoli, Victor Campos, Suzana Duarte

 

Construtora

RAZO Engenharia

Cozinha Industrial

Cozinha Carioca / Macom

Instalações Elétricas e Hidráulicas

R. Dutra Construção e Planejamento

 

Luminotécnica

Studio Iluz

 

Fotografias

Leonardo Finotti

 

Área Construída

150 m²

 

Início do Projeto

2013

 

Conclusão Construção

2014

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE