O estudo incidiu sobre umas instalações sanitárias de uso público a necessitar de intervenção urgente. Um espaço outrora em degradação e disfuncional cuja requalificação assenta em três princípios fundamentais: a funcionalidade do espaço, os limites orçamentais impostos e o respeito pelo contexto, espírito e história deste lugar.
Todo o desenvolvimento do projeto partiu de um claro problema funcional, o acesso a uma sala de armazenamento que era feito a partir da entrada nos sanitários masculinos. Como resposta a este problema o projeto acabou por ser desenvolvido em torno da criação de uma única entrada no edifício, que se assume como um prolongamento da via pública para o seu interior e dá acesso direto a esta sala de armazenamento, é a partir desta nova “rua interior” que é feito o acesso aos sanitários masculino e feminino.
A escolha do gradeamento em ferro oxidado estabilizado surge do contexto histórico de toda esta massa edificada, uma antiga cadeia desta região da qual ainda permanece o gradeamento fortemente oxidado nas pequenas janelas.
O lavatório monolítico em granito, pedra abundante nesta região, assume-se de forma imponente e traduz o oficio do trabalhar na pedra, uma arte outrora comum nas pessoas deste local que se encontra neste momento em vias de extinção.
A tudo isto acresce a vontade em fazer algo contemporâneo, provocador e descontraído que consiga questionar os paradigmas da típica obra pública local.
Projeto
Roriz Social Project
Localização
Roriz, Santo Tirso, Porto
Tipologia
Requalificação – equipamento público
Arquitetura
pema studio
Arquitetos líderes
Tiago Pedrosa Martins
Construção
Brujorca construções, lda
Área construida
43m2
Ano de conclusão
2018
Fotografia
Tiago Pedrosa Martins