Rosa 105 E.
O apartamento está situado num antigo Palacete cujo interior foi demolido nos anos 80, restando apenas a fachada principal. Esta intervenção modificou profundamente o carácter original do edifício, passando a ter uma tipologia de esquerdo/direito em open space, com o núcleo de circulação ao centro. A estrutura de madeira foi substituída por uma estrutura de pilares e vigas de betão. O pé direito foi reduzido ao mínimo regulamentar.
Como estratégia de projeto decidiu-se aceitar a condição do edifício existente. Para tal assumiu-se a estrutura saliente, pintando-a de branco e retirou-se o pavimento, deixando a laje de betão à vista.
O programa correspondia a um apartamento para o aluguer de quartos a estudantes onde o desafio passava pela organização dos espaços essenciais adaptados ao tipo de uso pretendido, tirando o maior proveito da orientação solar e da relação do espaço com o exterior. Para tal, foi posicionado no centro do espaço um volume funcional que albergasse as instalações sanitárias e a cozinha. Em seguida, e através da colocação de uma divisória em policarbonato, criou-se um espaço de uso comum, esta área é bastante ampla divide-se em zona de estar e zona de jantar. Desta forma, conseguiu-se dar preferência a que cada quarto tivesse uma janela para o exterior. Este núcleo central permitiu também a criação de um outro quatro que dá para o saguão.
Projeto
Rosa 105 E
Localização
Bairro Alto, Lisboa
Cliente
Privado
Arquitetura
ALA.rquitectos
Arquitetos
Mafalda Ribeiro Ambrósio + João Gomes Leitão
Ambientes
Mafalda Ribeiro Ambrósio
Programa
Interiores
Constructora
FV Construções
Fotografias
ALA.rquitectos
Área
125 m2
Data
2017