Este projecto consiste na reabilitação de uma casa antiga na Rua da Torrinha 316, no centro da cidade do Porto. A casa situa-se numa parte de um edifício em banda e foi convertida em 4 apartamentos.
A rua, bastante movimentada, está localizada na parte Sul do edifício e o jardim, na parte norte. A casa existente tem 3 pisos: a cave, na cota inferior da rua e que se encontra ao mesmo nível do jardim nas traseiras, o R/C, na mesma cota da rua, e o piso 1. A casa possui uma forma comprida e o desafio passou por criar 4 apartamentos com boas condições de luz e ventilação, mantendo a beleza dos elementos existentes e a privacidade.
O apartamento no R/C tem janelas para a rua e para o jardim. Logo a seguir à entrada há um espaço amplo e alto com sala de estar, cozinha e sala de jantar. A parte junto à rua tem uma plataforma com nível mais alto, garantindo o conforto e a privacidade deste espaço. Na parte traseira há um quarto com ambiente sossegado, casa de banho, lavandaria e 2 arrumos amplos.
No nível da cave há um apartamento com acesso ao jardim. Uma cancela cria um jardim privado em frente à casa e a segurança da mesma é reforçada com uma portada com chave. Seguindo pela entrada, há uma sala ampla com cozinha com clarabóia através da caixa de escada. A iluminação desta casa está integrada nos elementos arquitectónicos, bem como no mobiliário, criando um ambiente simpático. Junto à sala há uma casa de banho de serviço e uma suíte com casa de banho privativa na parte Sul.
Há dois apartamentos nos últimos pisos, para os lados sul e norte. Aproveitando o vão do telhado, criaram-se mezzanines para a zona das camas. Reutilizaram-se as vigas existentes como elemento importante das casas e com as quais se integrou a iluminação.
As guardas com aplicação de corda foram utilizadas para garantir a segurança do uso das mezzanines. Ambas as mezzanines têm janela junto à caixa de escada, a qual possui uma clarabóia em forma de diamante. Na parte de baixo destes apartamentos existe uma sala e cozinha com a possibilidade de instalar fogão da sala.
No jardim existem quatro hortas e churrasqueiras para cada fracção. As telhas da casa existente foram utilizadas para criar a horta e as churrasqueiras foram feitas com ripas de madeira, blocos de betão e cobertura em zinco.
Foram desenhados vários pormenores específicos para este edifício como o puxador da entrada com forma de “torre” (referência ao nome da rua, “Torrinha”), a clarabóia com forma de diamante e as chaminés das churrasqueiras com forma de avião. A série “Origami” foi utilizada para iluminar o espaço, proporcionando um ambiente simpático da casa.
Projeto
Rua da Torrinha 316
Localização
Porto, Portugal
Promotor
VRL Investments (vrlinvestments.com)
Arquitetura
Ren Ito Arq. (ren-ito.com)
Colaboradores
João Ramos, Pablo Hernández Esteban, Michela Piddiu, Rita Gomes, Teresa Cabral, Nuno Carvalho Rodrigues, Sofia Augusto, Ondřej Čáp
Estrutura
Filipa Abreu
Hidráulica
Liliana Lourenço
Segurança
Alexandre Martins (Gpic), Liliana Lourenço
Construção
Alexandre Sousa (Empatobra Sousa LDA.)
Reportagem fotografica
Juan Lois Bocos (jloisbocos.com)