Saccharum Hotel Resort & Spa

O Saccharum Hotel Resort & Spa, encontra-se localizado na Vila da Calheta, na Ilha da Madeira, e é um dos últimos projetos assinados pela reconhecida designer Nini Andrade Silva.

Com uma extraordinária envolvente natural, o Saccharum Hotel é um tributo à história da cultura da cana-de-açúcar e da produção de mel e água ardente de cana, produtos importantíssimos para a economia local da Ilha. Assim, onde outrora existira uma fábrica de produção de mel e um engenho de fabrico de água ardente de cana, Nini Andrade Silva deu forma a um hotel que presta homenagem a todo este universo, no qual os apontamentos de design exclusivo conferem ao projeto a excelência de mais um hotel único!

CONCEITO

Com a principal preocupação de criar impacto, o projeto de design de interiores do Hotel Saccharum foi concebido de forma a ultrapassar a própria fonte de inspiração para que o mesmo adquira autonomia e vida própria. Num traço comum a toda a obra, procurámos enfatizar formas, cores, espaços e áreas, conferindo a todo o projecto uma uniformidade constante, no qual o bem-estar, o equilíbrio e um elevado padrão de funcionalidade são elementos privilegiados.

Totalmente inspirado num dos mais importantes recursos naturais da Madeira – a Cana de Açúcar – o Saccharum Hotel Resort & Spa surge como um projeto de forte inspiração territorial, no qual Nini Andrade Silva imprimiu o seu cunho pessoal, prestando mais uma vez homenagem à sua terra Natal.

O conceito desenvolvido ao nível dos interiores ganhou forma a partir do contexto territorial em que o Hotel se implanta. Pretendemos enfatizar a beleza da natureza envolvente através de uma palete cromática e de soluções estéticas e de design que potenciam uma viagem através do património histórico, cultural e natural da Ilha da Madeira, com evidente destaque para a importância da cultura da cana de açúcar.

Assim, onde outrora existira uma fábrica de produção de mel e um engenho de fabrico de água ardente de cana, Nini Andrade Silva deu forma a um hotel que presta homenagem a todo este universo, no qual os apontamentos de design exclusivo conferem ao projeto a excelência de mais um hotel único!

Em alusão às tradicionais fábricas de cana-de-açúcar, o interior do Hotel é em tijolo castanho, com pavimento em betão manchado com marcas cor de mel. Ao longo do hotel, fotografias gigantes fazem alusão ao universo da plantação, colheita e produção da cana-de-açúcar e do mel.

As cores das canas-de-açúcar e os tons de verde seco dos quartos em equilíbrio com apontamentos em madeira, conferem o necessário conforto a um design de interiores minimalista e depurado.

Na zona da receção do Hotel, uma fotografia de enormes proporções transmite com realismo e dramatismo a imensa beleza da cana de açúcar, conferindo ao elemento natureza ênfase e transmitindo de forma inusitada a importância que o mesmo assume quer ao nível do conceito de design de interiores, quer ao nível dos serviços oferecidos pelo próprio hotel. No spa, onde todos os tratamentos são feitos à base de mel, destaca-se a piscina interior que foi projetada como se tratasse de um tanque de mel, em tons de castanho e ouro.

De conceito sofisticado, porém de natureza sóbria, preocupámo-nos com a importância da funcionalidade, qualidade dos materiais e a exclusividade de um ambiente que se pretende único. Criámos, assim, ambientes de vivência e convívio e, outros mais cosy e intimistas, convidando ao relaxe e descanso. Outros há, que se abrirão ao olhar dos hóspedes como áreas amplas com rasgos de sofisticação e luxo.

Com uma linguagem marcada também pelo eclectismo, definiram-se diferentes jogos visuais que equilibram a linguagem do próprio edifício com uma certa voluptuosidade do interior. Apostámos em contrastes subtis entre as cores pastel e os azuis que deixam a luz inundar o espaço.

 

 

PRÉMIOS

2015 Nomeado pelos European Hotel Design Awards

2015 Nomeado pelos World Luxury Hotel Awards

 

TESTEMUNHO

“Pense no melhor que existe e transforme-o em algo ainda melhor!”

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Saccharum Hotel Resort & Spa 🔗

 

Cliente

Calhetur Empreendimentos Turísticos e Imobiliários

 

Localização

Ilha da Madeira, Portugal

 

Design de Interiores

Nini Andrade Silva 🔗

 

Promotor

AFA – Afavias Engenharia e Construções, SA

 

Fotografias

Nick Bayntun 🔗

 

Area / Número de Quartos

18786 M2 / 243 Quartos

 

Duração do Projeto

3 Anos

 

Abertura

Abril 2015

 

 

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?