Sakthi Portugal

Categorias: Escritórios
A unidade industrial da Sakthi Portugal localiza-se em Águeda, na sub-região do Baixo Vouga na Região Centro de Portugal. O terreno com cerca de 200.000 m2 e de topografia relativamente plana, correspondia a um extenso eucaliptal.
Procurou-se recuperar o solo para acolher diferentes tipos de árvores e vegetação no futuro. A implantação do edifício no extremo Norte do terreno respeita o plano de expansão que agrupará outras unidades fabris no complexo. As opções estéticas e espaciais do projecto foram orientadas pela funcionalidade dos específicos processos fabris.
O edifício é composto por uma estrutura mista de pilares de betão e metal ordenados numa métrica de 10 metros que suportam uma cobertura metálica de chapas autoportantes. A forma da nave tipo Shed tira partido da orientação Norte-Sul permitindo direccionar uma grande quantidade de luz natural para os espaços interiores, para além de controlar a incidência solar directa.
A geometria do edifício resulta da variação altimétrica de diferentes vãos separados 20 metros entre si, variando desde os 14 metros de altura na área de armazenamento (Norte) até aos 20 metros de pé-direito na área de fundição (Sul).
A Sakthi dedica-se ao desenvolvimento e produção de componentes críticos de segurança em ferro fundido nodular para a indústria automóvel, destacando-se por encontrar soluções de referência, combinando valores de simplicidade, economia e funcionalidade.
A solução encontrada resolve de forma eficiente os pressupostos recebidos, indo de encontro à imagem de qualidade que caracteriza a empresa.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Sakthi Portugal

 

Localização

Borralha, Águeda, Portugal

 

Arquitetura

A. Burmester Arquitectos Associados

 

Arquiteto Responsável

Alexandre Burmester

 

Equipa

Jose Carlos Gonçalves, Jorge Toscano, Guilherme Burmester, Helder Magalhães

 

Colaboradores

Afaconsult / Protermia / EDP

 

Área

22000.0 m2

 

Ano do Projeto

2017

 

Fotografias

Fernando Guerra | FG+SG

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE