Santa Teresa

O projeto de Santa Teresa teve como objetivo reabilitar um edifício oitocentista de rés-do-chão mais 4 pisos, localizado na rua de Santa Teresa, Porto.

Situada no coração da renascida baixa da cidade do Porto, a rua de Santa Teresa localiza-se numa área urbana envelhecida e gradualmente abandonada nos últimos trinta anos, sendo atualmente alvo de uma radical transformação social, cultural, económica e consequentemente arquitetónica, fortemente impulsionada pelo turismo.

O edifício constitui o exemplo típico da casa portuense do Séc. XIX. A planta é um retângulo profundo (5,50 x 20,00m) com uma caixa de escadas central, mas assimétrica, que foi sofrendo várias alterações de uso ao longo do Séc. XX, chegando até nós num estado de pré-ruína.

A proposta assume-se como resposta à intenção de maximizar a ocupação do espaço, tendo o existente servido de guia para um diálogo entre espaços temporais, assentando num princípio simples: re-habitar o edifício respeitando os dois momentos: passado e presente, existente e novo. A solução nasce ironicamente da canção Little Boxes de Malvina Reynolds.

Como princípio preservou-se toda a estrutura do edifício, pisos, paredes, tetos, portas e vãos com as suas características formais e tectónicas originais, integrando pequenas caixas brancas, despretensiosas e abstratas que albergam os novos elementos do programa, como cozinhas e casas de banho, delimitando formalmente o existente do novo.

O projeto resulta em nove apartamentos depurados, onde a luz desempenha um papel fundamental no desenho do espaço.

Na lógica da configuração existente, os apartamentos da cobertura e do piso térreo possibilitaram a exploração distinta das tipologias, com o uso de mezaninos e a criação de espaços exteriores, pátio e varandas.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
 Santa Teresa

Localização
Porto, Portugal

Cliente
Privado

Arquitetura
Pedro Ferreira Architecture Studio

Arquiteto responsável
Pedro Ferreira

Engenharia
ASL&Associados, Lda

Construção
HomeReab, Lda

Interiores
Rute Moreda

Fotografias
João Morgado

Ano
2013/2015

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?