Santo Amaro | Águas Furtadas

Santo Amaro | Águas Furtadas – O edifício, que data do século XIX, tem uma localização privilegiada, com vistas deslumbrantes para o rio, a cidade e o mar. Com uma área de cerca de 120m2, o imóvel estava em mau estado de conservação e precisava de uma intervenção urgente. O nosso desafio foi transformar o edifício em cinco apartamentos confortáveis e funcionais, sem perder o seu caráter e a sua história.

Para isso, realizamos um levantamento arquitetônico rigoroso e um diagnóstico construtivo, que nos permitiram identificar os elementos existentes que podiam ser conservados e os que precisavam ser substituídos ou reparados. Assim, conseguimos preservar as fachadas originais, as janelas em madeira, as portas e os pisos, dando-lhes uma nova vida.

Esse apartamento se destaca por ocupar o último andar do edifício, um verdadeiro refúgio urbano, onde se pode desfrutar da luz natural e da vista panorâmica. A cozinha, integrada na sala de estar, foi desenhada à medida para acompanhar o pilar existente e aproveitar melhor o espaço. Os móveis brancos com detalhes em madeira criam um ambiente moderno e acolhedor, iluminado por uma fita led que realça a bancada.

O apartamento ganhou mais altura com a remoção do forro falso, que escondia a estrutura original do telhado. As portas e janelas originais foram restauradas e envidraçadas, permitindo uma maior entrada de luz e uma melhor ventilação. O quarto deste apartamento é um caso à parte: trata-se de um antigo espaço de armazenamento no sótão, que foi transformado num dormitório aconchegante e charmoso. Para isso, instalamos uma claraboia que permite admirar o céu deitado na cama e traz luz natural para o ambiente. A decoração do quarto combina cores vibrantes como o vermelho e o verde claro, que estimulam diferentes sensações: energia e tranquilidade.

A casa de banho é uma extensão dos revestimentos e piso do apartamento, criando continuidade. O piso de madeira aquece e aconchega o ambiente, enquanto os móveis e as cerâmicas brancas trazem leveza e limpeza. O duche e os detalhes em cromado conferem um toque de modernidade. A claraboia também está presente na casa de banho, iluminando a bancada onde se encontra um espelho que reflete a luz natural. A cuba é pequena e discreta, deixando espaço para uma boa circulação na entrada do ambiente.

Este projeto é uma prova de que é possível recuperar um edifício antigo com criatividade e respeito, transformando-o num lugar confortável e funcional para viver.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Santo Amaro

 

Localização

Vila do Conde – Porto – Portugal

 

Arquitetura

villARCH studio

 

Arquiteta responsável

Arq.ª Ágata Terrão

 

Ano

2023

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE