Um premiado projecto de reabilitação urbana que reforça o compromisso da VdA – Vieira de Almeida com a cidade de Lisboa.
O conceito passa por descobrir a rica paleta de texturas, tonalidades e formas, dando lugar a um espaço de proximidade e colaboração que reflete a cultura da VdA – Vieira de Almeida.
A reabilitação do complexo industrial em Santos que deu lugar à sede da VdA, e a sua conversão num moderno edifício de escritórios de cerca de 11.000m2 dotado das mais inovadoras soluções tecnológicas e de eficiência energética, assenta na colaboração e proximidade, valores que marcam a cultura VdA.
O escritório, que ocupa na totalidade cerca de 8.330 m2 de área bruta acima do solo e 3.192 m2 de área bruta abaixo do solo, resulta de um projeto de reabilitação de um conjunto de naves industriais em Santos, da propriedade da Fidelidade Companhia de Seguros, e a sua conversão num moderno edifício de escritórios. O edifício, uma referência de estilo em edifícios do tipo industrial da primeira metade do século XX, mantinha a sua arquitetura original de grande interesse, embora em avançado estado de deterioração.
A intervenção conservou as fachadas originais do edificado, tendo ainda contemplado a reconstrução de diversos elementos arquitetónicos preexistentes. O projeto foi meticulosamente pensado em colaboração com as equipas da VdA, de modo a refletir os seus valores e o posicionamento institucional da Sociedade. O espaço está dotado das mais inovadoras soluções tecnológicas e de eficiência energética e as opções na escolha dos materiais e equipamentos foram orientadas por critérios de sustentabilidade.
O projeto desenvolve-se em dois núcleos comunicantes ocupando na totalidade cerca de 8.330 m2 de área bruta acima do solo e 3.192 m2 de área bruta abaixo do solo. O primeiro núcleo, confinante com a R. D. Luís I e Boqueirão do Duro, é constituído por três pisos acima do solo e um piso em cave para estacionamento e zonas técnicas. O segundo núcleo, com entrada pelo Largo Conde Barão, é constituído por um edifício com cinco pisos acima do solo e com aproveitamento da cobertura.
Vieira de Almeida & Associados
Openbook Architecture + PMC Arquitetos
Área
11 268,00 m²
Área Bruta acima do solo
8.330,00 m2
Área Bruta abaixo do solo
3.192,80 m2
Pisos acima da cota de soleira
5 + aproveitamento da cobertura
Nº de lugares de Estacionamento
80
Auditório
140 lugares
Biblioteca
Sala Reuniões / Formação
Cafetaria / Refeitório / Cozinha
Gabinetes / Postos de Trabalho
Nº de Gabinetes
157 (147 + 10)
Nº de Salas de Reuniões
24 (23+1)
Nº de postos de trabalho
380
Estruturas
BETAR
Instalações Técnicas
JOULE JGT_Engenharia Lda
Fotografias
José Campos
Ano
2017