Simulacro (podia ser realidade)

Categorias: Efémera

O simulacro pretende despertar os sentidos e a imaginação do transeunte para o miolo da cidade de Santa Maria da Feira, onde o rio Cáster corre todos os dias. Sonâmbulos, como ele, percorremos a cidade sem a observar. Esse é um ato inconsciente e comum a todos nós que nos gerimos por um qualquer horário de trabalho, atividade, compromisso ou objetivo.

Durante o processo de projeto redescobrimos o percurso deste rio que desvenda o miolo de um dos quarteirões mais antigos da cidade. Este miolo revela aquilo a que ousamos chamar não-lugar, por não ser fruto de um plano próprio, mas antes resultado de tudo o que acontece à sua volta.
Este não-lugar tem tanto de remanescente como de potencialidade e por isso, pretendemos transforma-lo temporariamente num espaço (efémero), atribuindo-lhe condições capazes de criar permanência.
Assim, o primeiro objetivo desta intervenção é transformar o não-lugar num espaço de estar efémero.

Este espaço efémero provoca a permanência que desencadeia a observação e contemplação. Quando nos permitimos verdadeiramente observar, permitimo-nos compreender o que nos rodeia, imaginar sobre essa realidade, formar crítica, refletir.

Para isso colocamos uma rede de segurança acessível sobre o rio. Uma vez na rede, o público encontra-se a pairar sobre o rio – um refletor natural que gera inúmeros pontos de vista. Cada um deles poderá ser um diferente desencadeador de pensamentos e por isso de crítica e reflexão.

Simulacro (podia ser realidade) parte da visão de um grupo de arquitetos que, através da disciplina de arquitetura – capaz de simular realidades – pretendem transformar o não-lugar num espaço efémero e fomentar a reflexão e crítica sobre a reivindicação do espaço público pelas pessoas.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Simulacro (podia ser realidade)

Localização
Rua dos Descobrimentos, Santa Maria da Feira, Portugal
Autor
Pedro Henrique
Co-Autores
André Rocha, João Silva, Margarida Pais, Rafaela Silva, Teresa Leite
Estrutura Metálica
Entreferros Serralharia Construções Metálicas, Lda. (Jorge Silva)

Estrutura em rede de carga

Carlos Sousa, Lda.

Tinta
Tintas Neuce
Fotografias
Ivo Tavares Studio
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

BMI Portugal

Garantimos soluções eficientes para coberturas