Singer é a renovação de um apartamento cujo nome surge do prédio onde se encontra. Construído em 1939, na icónica Rua de Sá da Bandeira, o edifício Singer é um marco da Art Déco no coração da cidade do Porto. O novo design olha cuidadosamente para os detalhes e paleta de materiais originais e os reinterpreta num novo layout, menos compartimentado, mais aberto e flexível para novos ocupantes. A nova disposição abre um segundo eixo de circulação adjacente à fachada principal, inundando o espaço com luz por ambos os lados.
Os quartos inserem-se numa disposição aberta de espaços sociais em cápsula, sendo a sua privacidade preservada através do uso de cortinas. A espaçosa sala de estar situa-se na esquina do edifício, dividida em duas por um eixo de simetria perfeitamente coincidente com o ângulo entre as duas ruas.
Em cada novo elemento acrescentado, tanto o design como a escolha de materiais são extraídos dos elementos existentes, seja os puxadores dos armários da cozinha inspirados no estilo Déco, o guarda-roupa e puxadores das portas em madeira de carvalho, os caixilhos das janelas dos quartos ou a cantaria da casa de banho na mesma Pedra de Lioz que os peitoris das janelas.
https://www.facebook.com/ateliersergiorebelo
https://www.instagram.com/atelier_sr/
https://www.linkedin.com/in/sergio-rebelo-a3315914/
Projeto
Singer
Cliente
Privado
Localização
Rua de Sá da Bandeira, Porto, Portugal
Arquitetura
Atelier Sérgio Rebelo
Arquitetura Responsável
Sérgio Rebelo
Fabricantes
Azulima, BRUMA, Chaos Group, Duravit, Menu Space
Fotografia
Gisela Cruz
Fotografias
João Boullosa e Luís Espinheira
Área
206 m²
Ano
2020