Snake Houses

Categorias: hotéis

Inserido no projeto do Parque de Pedras Salgadas da autoria dos arquitetos Luís Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade surgiu o desafio de criar um objecto que pudesse ir ao encontro do imaginário das casas da árvore. A ideia foi criar um objecto que se afastasse da ortogonalidade e de conceitos pré-estabelecidos associados à construção.

Esta casa, desenvolvida em parceria com a empresa Modular System, utiliza tecnologia – já testada em protótipos – que permite uma construção leve autoportante. Os materiais usados permitem estabelecer a ligação e definir uma imagem coerente da proposta numa simbiose perfeita da casa com o parque: a casa surge repentinamente no campo visual do observador, tal como um animal selvagem. As escamas da ardósia, em contraponto com a madeira na face inferior, associadas à forma, sugerem a serpente deslizando entre as árvores. Os revestimentos em ardósia e em madeira, matéria-prima autóctone, fomentam também a integração e conferem invisibilidade a estas pequenas casas, impedindo-as de assumir o protagonismo que pertence a este parque centenário.

Sustentabilidade e Ecologia estiveram sempre presentes no desenvolvimento deste projeto: a não impermeabilização do solo, os revestimentos e isolamentos reforçados, os sistemas de aquecimento de águas para consumo, o reaproveitamento de águas negras, os painéis solares, os sistemas de iluminação de baixíssimo consumo recorrendo a tecnologia LED, entre outras soluções encontradas, dão coerência e razão de ser à intervenção. A casa tem uma casa de banho dividida em 2 partes, um quarto com cama de casal, uma cama/sofá e uma pequena cozinha.

O sistema desenvolvido pelos arquitetos Luís Rebelo de Andrade e Tiago Rebelo de Andrade, em parceria com a Modular System, contempla ainda outras versões destas casas que podem ser adaptadas a diversos terrenos e climas. Assim, as duas Tree Snake Houses do Parque de Pedras Salgadas apresentam-se como dois objetos que, utilizando os mesmos materiais e tecnologias similares, apontam para dois imaginários diametralmente opostos, a primitiva cabana e o animal selvagem.

Galeria
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projetos

Snake Houses

 

Localização

Parque Pedras Salgadas, 5450-140 Bornes de Aguiar

 

Arquitetos

Luís Rebelo de Andrade, RA\ Architectural & Design Studio

 

Colaboradores

Pedro Baptista Dias, Raquel Jorge, Madalena Rebelo de Andrade

Área

27 m2

Programa

Hospitalidade

Ano Projeto

2012

 

Cliente

UNICER

Construção

Modular System

projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Tectum First

Sistema Técnico para Telhados Tectum®-First

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total