A nova sede da Sotheby’s no Carvoeiro, Algarve, ocupa um edifício pré-existente pautado por materiais e técnicas de construção tradicionais e locais.
A vontade de salvaguardar e recuperar a edificação preexistente e a sua adaptação à nova função motiva algumas demolições, nomeadamente a nível do interior do edifício existente, por não se encontrar no melhor estado de conservação. Estas alterações internas a nível da configuração espacial permitirão recuperar o imóvel bem como adaptá-lo ao estilo de vida e necessidades contemporâneas, nomeadamente a nível de isolamentos térmicos.
Pretende-se igualmente redesenhar a fachada principal tendo esta sido claramente intervencionada e desconfigurada ao longo dos anos; após o seu estudo, procurou-se devolver a que se prevê ter sido a configuração original, dado o ritmo de vãos presente a nível do piso superior. Ainda a nível do alçado principal, a norte, será acrescentada uma platibanda, como é aliás tradição na maioria dos edifícios da região, e à imagem de várias existentes na zona.
O funcionamento interno do edifício será simples: ao nível do rés-do-chão encontra-se o acesso principal, do público. O hall possui uma área de pé direito duplo onde se instala uma escada de ligação entre os dois pisos que será o elemento principal, de carácter escultórico; trata-se de uma solução que pretende conferir ao espaço maior fluidez como forma de garantir uma maior espacialidade. No piso superior propõe-se um lanternim que convoca as construções da região, solução que permite dotar este espaço de maior luminosidade e pé-direito, conferindo-lhe uma espacialidade e interesse particular. O volume novo, que se implanta no terraço, é revestido com o mesmo material do edifício existente e terá igual cércea; alberga a copa, terminando a sua cobertura num lanternim. Os dois volumes assumidamente distintos pressupõem opções arquitectónicas para a sua materialização no sentido da reabilitação, manutenção e consolidação das paredes e estrutura existentes optando-se, sempre que possível, por materiais e técnicas tradicionais locais.
Pensamos que desta forma se estabelecerá uma relação de coerência e harmonia entre a construção existente e a nova construção, agora num todo equilibrado.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Obra
Sotheby’s
Localização
Carvoeiro
Área do Terreno
150 m2
Área de Construção
255 n2
Promotor
Sotheby’s
Arquitectura
Correia/Ragazzi Arquitectos
Colaboradores
Francisco Tavares Ascensão, Juliano Ribas Silva, Rita Breda
Fundações e Estruturas
Alcepi Engenharia
Instalações de Hidráulica
Alcepi Engenharia
Instalações Técnicas Especiais
Lusoclima
Instalações Eléctricas
Acácio Cerqueira Gabinete de Projectos
Ano do Projecto
2014
Conclusão da Obra
2016
Fotografia
Últimas Reportagens Fg+Sg
PDFS
Galeria