Steelform

A industria de moldes para plástico, é um sector inovador com tecnologia de ponta que exporta mais de 90% da totalidade da produção. O projecto consiste na ampliação da unidade fabril existente, para poente e sul, com a construção de um novo pavilhão e de um edifício administrativo. A nova construção desenvolve-se paralelamente à estrada, na continuidade da  existente, ao qual encosta com um ligeiro recuo, de forma a clarificar a nova intervenção.

A configuração do terreno contribuiu para a solução adoptada, que procurou maximizar a área de nave industrial, “sobrando” para a área administrativa, a parte Sul do terreno. Esta área, acompanha o novo arruamento proposto, dando origem a um edifício curvo em betão, marcado por perfis verticais em alumínio, que procurou diferenciar-se da nave industrial, evidenciando a sua função de área administrativa.

O corredor a Nascente, que encobre a nave industrial, faz a articulação com a zona administrativa do edifício existente. Com uma forte componente plástica, numa associação à industria dos moldes, procurou através da sua linguagem, transmitir um conceito de contemporaneidade associando ao mesmo tempo a marca da empresa. A escolha dos materiais, como chapa metálica, o betão aparente, o ritmo vertical dos perfis em alumínio e a forma curva do edifício administrativo, procuraram uma sintonia com a imagem de modernização e dinamismo da empresa.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Steelform Edifício Fabril

Localização
São Roque, Oliveira de Azeméis, Portugal

Arquitetura
Atelier d’Arquitectura Lopes da Costa

Arquitetos responsáveis
José A. Lopes da Costa e Tiago Meireles

Colaboradoção
Arquiteta Rita Gonçalves

Fotografias
Ivo Tavares Studio

Área total construída (m2)
2.300 m2

Ano de conclusão da obra
2020

 

FOTOGRAFADO POR
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!