Um casal comprou uma conhecida penthouse com vista de mar. O célebre edifício de habitação tem quase 30 anos. Emergiu enquanto frequentava a faculdade. Arrebatador à época, permanece uma majestade.
Pediram-me para o renovar introduzindo pequenas alterações – “atualizar, basicamente!”
Estremeci! Um temor! Seria um convite à profanação?
Fazer a renovação de uma obra prima?
Como se faz a renovação de uma obra prima de um autor no auge da sua atividade?
Haverá lugar à reinterpretação de uma obra prima? (…) “ainda que lhes chamem pequenas alterações”?
Assomou-me Crime e castigo – heresia ou adoração?
Confessei ao autor a inquietação. Habitualmente simpático, após a surpresa, tranquilizou-me e avancei.
Fiz a pesquisa com o próprio. Reunimos duas vezes. Compreendi os intocáveis e os suscetíveis da obra, depois libertei-o às suas tarefas.
Projeto e obra: Conservámos e restaurámos, mas não só. Não me contive. Não consegui ser absolutamente fiel. Se o fizesse, seria a minha dissolução crítica. O respeito a Eduardo Souto Moura; a admiração profunda da sua obra não me pode radicalizar. Adulterei subtilmente a cozinha, um corrimão, uma pedra de lareira e sacrifiquei a banheira de imersão.
À margem do visível restauro :
- Desmontámos e guardámos os corrimãos originais (demasiado robustos!).Repusemos apenas do lado interior, um tubular redondo de latão sem acabamento à espera de envelhecimento.
- Na cozinha, recobrimos o azulejo e desmontámos o mobiliário. Sintetizamos o desenho, bem como o revestimento das superfícies sujeitas a maior exigência em Corian, substituindo os revestimentos cerâmicos e de mármore Estremoz. Aumentámos o armário de apoio, integramos os eletrodomésticos. Na área de pequenos almoços desenhámos uma mesa suspensa em chapa de alumínio lacado.
- Intervenção semelhante foi realizada na lavandaria.
- No Quarto da empregada acrescentámos os armários de arrumo e uma sapateira.
- Na Sala retirámos a frente de mármore Estremoz que desenhava a lareira. Apresentava desgaste. Substituímos por uma pedra maciça de Azul Valverde de 5 cm de espessura.
- Na parede que divide as salas retirámos a instalação das estantes em vidro e fixamos de topo uma pedra 5cm espessura em Azul Valverde.
- Instalámos um extenso o candeeiro tubular em latão no teto da sala de jantar.
- Libertámos em grande parte da superfície dos tetos os downlights existentes. Armazenámos os antigos aparelhos de iluminação do autor, atualmente obsoletos.
- No quarto de banho de casal eliminámos a banheira, introduzimos uma área de duche nivelada pelo pavimento. Desenhámos armários amovíveis de apoio aos lavatórios dos quartos de banho. Substituímos torneiras.
- Integrámos os blackouts nos quartos, bem como o carril das cortinas nos tectos.
- Desenhamos peças de mobiliário.
https://www.behance.net/gallery/84090127/T-a-p-a-r-t-m-e-n-t
https://architizer.com/projects/t-a-p-a-r-t-m-e-n-t-2019/
https://www.archilovers.com/projects/254791/t-a-p-a-r-t-m-e-n-t.html
projeto
T. a p a r t m e n t
renovação de interiores