T M C a p a r t m e n t

A renovação de um apartamento é metade de um exercício de arquitetura.
Falta o confronto com o papel vazio. Falta a dimensão urbana. Falta a expressão das grandes opções individuais. Falta-lhe a complexidade, o tempo e a extensão da narrativa completa. Trata-se de reescrever um conto: poucas personagens, um espaço limitado e um breve recorte temporal.

Segundo Eça “No conto tudo precisa ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras (…) apenas a linha flagrante (…) que fixa uma personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar (…); da paisagem somente os longes, numa cor unida”.

Enfim, síntese – nada fácil.

Recordo a primeira experiência no local, acabado de ser adquirido. O espaço era bem estruturado, de gosto conservador; educado. Restavam alguns móveis gastos de gosto inglês.
Cozinha, quarto da roupa, quarto de empregada e despensa, constituíam a zona serviço. Hall, sanitário, sala de jantar e sala de estar, zona social. Por fim quatro quartos e três quartos de banho resumiam a zona de descanso.

Já ninguém tem empregada interna. Os clientes desformalizaram os hábitos e, com isso, nós flexibilizámos o espaço.

Nada restou intacto. Tudo se alterou.

Lapidámos o texto, reordenamos os termos, sem retirar conteúdo à zona de dormir, entendida como uma permanência na narrativa. De resto reinventámos toda a ação do tratar, confecionar, comer e estar, buscando a sobriedade de uma linha e a nitidez de uma imagem, da qual Eça não condescendia.

Em volta de um corpo orgânico de madeira de sicómoro que esconde um sanitário, gira um cenário de 180°; de 360° quando se abrem as divisórias que escondem a perspetiva dos cenários dos pequenos-almoços, da cozinha ou da lavandaria como no teatro Olimpico de Vicenza.

Um breve conto de 220m2 na Foz do Douro.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Renovação de um apartamento

Localização
Foz do Douro, Porto, Portugal.

Arquitetura
N O A R Q – José Carlos Nunes de Oliveira

Colaboradores
arch. Gaia Ferraris – project manager.

Construtores
Conceito Recente – eng. Pedro Monte; Carpintaria Martins;
Ordep Mobiliario – Pedro Andrade;
TopMarmi – Romeu Areal, arq. Pedro Teixeira;
Cintylux – Marco Cabreira;
Ribalta Critério – Pedro Oliveira.

Fotografia
Fernando Guerra | FG + SG

Datas
2018-2019

 

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»