T2Pontinha Renovatio

 

A conversão de um apartamento dos anos 60, sujeito a várias alterações ao longo dos tempos, deu origem a imóvel onde a contemporaneidade preserva a memória.

 

Por dados recolhidos constatou-se que o apartamento esteve nestes anos ocupado como habitação própria ou alugado e vindo a sofrer pequenas alterações que modificaram a construção original. Numa primeira análise o imóvel parecia representar orgulhosamente a sua idade e confirmar a boa construção que o edifício já apresentava para os anos 60.

 

Mas “Quem vê caras, não vê corações” e se o aproveitamento das varandas existentes com o objectivo de aumentar a área útil para os residentes foi uma mais valia efectuada, existiam no entanto problemas mais graves do que apenas os simples acabamentos degradados e desactualizados que deturpavam o conceito original. Fala-se do caos da instalação eléctrica, das tubagens de água totalmente enferrujadas e dos esgotos da cozinha quase entupidos por uma massa de alimentos putrefacta, concerteza resultado do uso e falta de manutenção desde o início.

 

A abordagem desta reabilitação assentou na procura das características intrínsecas à construção original. O apartamento foi libertado das deficiências existentes pela sua antiguidade e de elementos de superfície decorrentes das diversas remodelações prévias, permitindo interpretar a natureza da sua arquitectura original.

 

O novo dialoga com o antigo, procurando o compromisso entre o passado e o presente. O projecto é desenvolvido com poucos materiais distintos permitindo uniformizar e destacar através da cor as texturas naturais. O desenho respeita a lógica da estrutura original e com a planificação das intervenções resulta uma requalificação adequada e adaptada às actuais exigências funcionais.

 

O objectivo do projecto foi sempre relacionar o velho (Reutilizar) com o novo (Renovar), usando linhas sóbrias e limpas tendo atenção a elementos importantes como o espaço e a luz. Pontualmente nas áreas sociais foram colocados elementos em azulejo tradicional como marca distinta deste apartamento que reforça a identidade vincadamente portuguesa no respeito pela história existente e que se quer perpetuar.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

 

Projecto
T2Pontinha Renovatio

 

Localização
Pontinha, Lisboa

 

Concepção e Reabilitação
Casasrenovatio

 

Data de Projecto/ Conclusão
2015

 

Fotografia
Casasrenovatio

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

Tectum First

Sistema Técnico para Telhados Tectum®-First