A configuração espacial e geométrica do espaço, a funcionalidade pretendida e os limites da estrutura construída que se desenvolve em dois pisos determinaram a organização dos vários espaços e imagem do estabelecimento.
Assim, entendemos implantar as instalações sanitárias do público, o armazém e respectivos vestiários M/F
do pessoal no piso -1.
No piso 0, os espaços destinados a utentes desenvolvem-se fluidamente a partir do vestíbulo que separa os espaços interiores do exterior. O bengaleiro está junto à entrada mas com acesso independente uma vez que o primeiro bar foi deslocado mais para o interior do estabelecimento. A seguir implantou-se um volume (instalação sanitária de apoio a utentes de mobilidade reduzida) que marca o acesso às escadas de ligação ao piso inferior. Por último rematamos o fundo do espaço com um bar de apoio que funciona também como remate do espaço da pista de dança.
A imagem do bar nasce do “tratamento” das paredes e tectos com diferentes alturas uniformizados pela cor vermelha e “cortes” nos seus materiais para a introdução de luz artificial.
Pretendeu-se dar dimensão diferenciada aos tectos de modo a aumentar o volume de ar e altura mínima legal que está dependente da manutenção de parte da laje existente por razões estruturais.
Localização
Rua Conde Vizela, 80 – Porto
Alberto Nuno Oliveira da Fonseca
Atelier Veloso Arquitectos (AVA – Architects)
Carlos Jorge Coelho Veloso Rui Filipe Coelho Veloso
José Campos – Arqf.net
ConstruPóvoas Carlos Manuel Silva
320,00 m2