Ternion Villas

O projeto Ternion  é uma composição de três villas no Kuwait que foram criadas através de volumes  prismáticos variados, de forma a criar harmonia entre os ideais opostos : privacidade e comunidade. 

O projeto encorajou os arquitetos a repensarem a moderna área residencial suburbana, normalmente habitada por abastadas vilas independentes.Em uma sociedade onde a privacidade e o clima se tornam as diretrizes dos projetos , a norma na arquitetura residencial é criar estruturas introvertidas e impenetráveis que maximizem a área construída e que auxiliem no controle climático.

As três vilas independentes possuem jardins e piscinas privadas que podem ser utilizados ao longo do ano todo. Esses foram quesitos desafiadores, visto que o Kuwait é conhecido por suas altas temperaturas e regulares tempestade de areia.

Embora não fosse possível evitar completamente, os arquitetos procuraram minimizar a influência do clima através de técnicas tradicionais de resfriamento. Com a junção das tais técnicas e estratégias de auto sombreamento, o projeto conseguiu seguir em uma direção que favorecesse a parte espacial e estética. 

Cada vila está centrada em um pátio privado anexado a uma piscina, uma moderna interpretação do tradicional pátio Kuwaitiano.

As áreas sociais estão agrupadas ao redor da piscina e apresentam janelas longitudinais com a mesma altura do pé-direito, o que facilitou a ventilação cruzada e o resfriamento evaporativo quando abertos. As paredes internas de vidro oferecem vistas panorâmicas para o jardim e para piscina enquanto protegidas pelo sol abrasador, através dos volumes em balanço que atenuam o ganho de calor. 

A arquitetura das três vilas deve ser lida como um todo, composta por uma série de espaços sociais hierárquicos organizados a partir de seus diversos graus de abertura e privacidade. Estes variam de jardins privados e silenciosos a vastos terraços que se abrem para a paisagem urbana e vistas do além.  Os volumes habitáveis organizam-se em torno desses espaços sociais, definidos por sua função e necessidade de transparência. Os mesmos funcionam como molduras, escudos ou balanços, o que resulta em espaços de abrigo contra o sol, e emolduram as infinitas vistas para o mar a partir de diferentes pontos.

Terraços utilizáveis, pórticos abertos, recantos escondidos e plataformas de observação, fazem parte de uma seleção de espaços multiusos gerados a partir da modulação dos volumes. O formato expressivo das três vilas que se comunicam e criam uma interface de rua simplificada, forja uma identidade para o empreendimento.

O projeto Ternion portanto, é uma experiência na arquitetura residencial árabe moderna, pois respeita a privacidade e exclusividade ditada pelas normas sociais sem comprometer o bem-estar da comunidade. 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Ternion Villas

Localização
Al Bidaá, Kuwait

Arquitetura
Studio Toggle

Equipa
Hend Almatrouk, Gijo Paul George, Abdul Rashed, Dionne Pereira, Indu Balaram, Mani Kuruvilla e Ashlon Frank.

Fotógrafo
Gijo Paul George. Instagram @gijo.photo

Ano
2020

 

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.