Terraços do Moinho é uma intervenção que procura articular o edifício com a malha histórico da cidade, procurando tirar partido do espaço verde existente, um ‘oásis’ num contexto urbano.
A abertura de vãos procura aproveitar a incidência do sol com a maior eficácia possível, ao mesmo tempo que a cobertura acolhe painéis solares, para uma maior eficiência na utilização dos recursos naturais, diminuindo a pegada ecológica o máximo possível.
Deste modo, o alçado sul resulta da oportunidade do espaço interior se relacionar com o prado e talude arborizado existente, aproveitando ao máximo a vista e a luz que este proporciona, criando zonas de estadia privilegiadas, enquanto prolongamentos das salas de estar e cozinhas, em formato de grandes terraços e varandas.
Ao nível do alçado norte, que faz a frente com a Rua fábrica de Papel, propõe-se a dissolução da ‘massa’ de fachada, assumindo não só as quebras volumétricas na cobertura do edifício – partindo para uma solução de 4 águas distintas na cobertura -, como dando um tratamento de superfície (textura) diferenciado nas 4 zonas distintas da fachada, que resultam da leitura com os alinhamentos – ‘vazios’ – da cobertura.
https://www.facebook.com/Mube-Arquitectura-203329943189909
https://www.instagram.com/mubearquitectura
Projeto
Terraços do Moinho
Localização
Rua Fábrica de Papel, Leiria, Portugal
Arquitetura
mube arquitectura
Arquiteto Líder
Pedro Lemos Cordeiro
Equipa de Projeto
Pedro Lemos Cordeiro, Patrícia Selada
Cliente
Arena – Construções Imobiliárias, S.A.
Engenharia
LbbC engenharia
Paisagismo
mube arquitectura
Colaboradores
Anastasiia Fatenko, Joana Vaz
Fotografias
João Matias (mago)
Área bruta construída
2.949,05 m2
Ano
2023