Torre Burgo

O empreendimento da autoria de Souto de Moura é constituído por dois edifícios com uma base comum de dois pisos enterrados com 68×82,5m² para estacionamento. O edifício alto, quadrado em planta com 27m de lado, tem dezoito pisos acima da plataforma e o segundo edifício de três pisos é rectangular em planta com 54m por 23,4m.

As lajes da plataforma são maciças com capitéis salientes e nos pisos elevados são fungiformes com moldes recuperáveis com 0.325m de espessura no caso da torre e 0.425m no corpo baixo. Inicialmente previu-se a execução de capitéis metálicos embebidos nas lajes maciças mas por razões de ordem económica a solução foi alterada.

A dimensão e modulação dos pilares da torre são condicionadas pela fachada definida no projecto de arquitectura, sendo a geometria constante, rectangular com 0.30×0.50m², em secção mista quando necessário. As lajes apoiam no núcleo central e nos pilares periféricos. Uma característica do projecto incidiu na compatibilização da fachada com a estrutura, o que limitou a ligação das lajes dos pisos aos pilares a metade da secção.

As fundações são indirectas devido à fraca capacidade de carga do terreno à cota interessada, com estacas com 500mm de diâmetro em geral e 800mm na torre com um comprimento de 10m a 12m.

TAGS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Torre Burgo

Localização
Avenida da Boavista, 1837, Porto, Portugal

Cliente
Douro Atlântico – Sociedade Imobiliária, SA

Arquitetura
Souto Moura Arquitectos

Ano
1991 – 2007

Engenharia
Afaconsult

Fotografias
Luís Ferreira Alves

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?