Travessa das Necessidades

Categorias: Unifamiliar

O conjunto edificado, localizado junto à Tapada das Necessidades em Lisboa, é composto por um edifício com três pisos, sótão, dois pátios exteriores e um grande terraço no piso intermédio.

 

A reabilitação da volumetria existente resultou na sua transformação numa habitação unifamiliar, na qual tentámos sublinhar o que a particularizava, e ao mesmo tempo adaptar à função através de um habitar contemporâneo.

 

O aproveitamento das características originais das paredes exteriores, cobertura e métrica de vãos, adaptadas à criação de espaços desenhados para tirar o maior partido da luz natural que aparece nos quatro alçados, permitiu reorganizar os espaços interiores otimizando-os.

A recuperação do pátio e terraço existentes teve como intenção enfatizar a relação entre os espaços de estar interiores e exteriores.

 

Relativamente à distribuição dos compartimentos, a entrada é o ponto a partir do qual se faz a distribuição vertical. No piso inferior estão distribuídas as áreas de serviço e estacionamento. As áreas de estar sociais (sala de estar, jantar e cozinha), situadas no primeiro piso, comunicam com o exterior através de grandes envidraçados para o terraço – espaço central do piso intermédio. Os três quartos, distribuem-se no piso superior e gozam de exposição solar e vista privilegiada. No sótão acontece o espaço da brincadeira.

De uma estrutura existente, onde as marcas do tempo evidenciam-se através das linhas e desenhos das fachadas, pretende-se realizar um projecto que procure responder às necessidades actuais mantendo a ligação existente da integração no tecido urbano.
A intervenção procura tirar partido das características originais do edificado existente, paredes, cobertura e vãos. Assiste-se à união de dois corpos temporais distintos, mas que juntos conseguem responder às necessidades do local. Os materiais e componentes agregados a esta alteração, resultam de um processo de investigação e garantia de um enquadramento ao local de implantação, resultando num exemplar adequado de reabilitação urbana da cidade de Lisboa.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Travessa das Necessidades

 

Localização

Travessa das Necessidades, nº 9-13, Lisboa

 

Promotor

Parallel season

 

Arquitecto

Fragmentos de Arquitectura

 

Construtor

EC Build

 

Data do fim da Construção

08/ 2015

 

Área Bruta

300 m2

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal