Partindo de um espaço existente abandonado, o objectivo do projecto Triumcare consistiu na instalação de três consultórios de psicologia, apoiados por uma recepção, uma zona de espera, dois arrumos/áreas técnicas e duas instalações sanitárias (homens, senhoras + PMR).
A estrutura existente, desde cedo, abriu caminho para se estabelecer um layout simples e funcional, com um percurso único em forma de “L”, à volta do qual se localizam os compartimentos necessários.
Os três consultórios foram instalados de modo a usufruir das janelas existentes, a recepção e a zona de espera imediatamente ao lado da única entrada, e as instalações sanitárias no local onde já existe rede de águas e saneamento.
Sabendo que as cores têm a capacidade de afectar o comportamento humano, a paleta utilizada no projecto foi crucial para o fim a que se destina o espaço. Desta forma, escolheram-se tonalidades de bege e branco quente que transmitem calma. Contudo, não deveriam ser demasiado brilhantes pois poderiam instigar inquietação nos pacientes.
Tratando-se do sector da saúde, e uma obra que coincidiu com o covid-19, os critérios de higienização do espaço foram relevantes. Assim, optou-se por um ambiente minimalista, com um pavimento autonivelante, sem recurso a rodapés ou guarnições. Mesmo nas instalações sanitárias, aplicaram-se cerâmicos maiores para reduzir o número de juntas.
O tratamento acústico foi outra característica técnica muito importante no desenvolvimento do projecto. Paredes, tectos e portas foram especialmente desenvolvidos para que cada espaço tivesse a privacidade necessária.
Projeto
Triumcare
Localização
Porto, Portugal
Cliente
Triumcare
Arquitectura e Especialidades
Martins da Cruz
Fotografia
Miguel Marques
Área
105 m²
Fase
Obra concluída
Ano
2021-2022