Urbanização Areosa

O terreno da urbanização, de forma retangular e alongado, paralelo ao arruamento confrontante, está localizado no concelho de Viana do Castelo, freguesia de Areosa. Região com proximidade oceânica, de clima temperado com verão fresco e inverno moderado.

A Urbanização Areosa nasce de uma encomenda para desenhar um loteamento de casas em banda, para o qual estaria previsto a venda de lotes individualmente com um projeto tipo, mantendo desta forma a unidade do conjunto. Processo de gestão arquitetural que se tornou de alguma forma difícil e longo com especificidades próprias para cada lote, num período de vários anos.

Tendo na narrativa do projeto, o aproveitamento visual do belo cenário para o oceano Atlântico e para a paisagem rural do local, elevou-se 22 casas, em lotes individuais, cada uma com 4 pisos, em 4 blocos separados, desenhando assim um novo conjunto habitacional de destaque.

O efeito da relação do design das casas com o contexto do local e a relação do movimento do sol ao longo do dia, foram fatores-chave neste projeto, criando uma dinâmica própria. As molduras salientes nos alçados e claraboias na cobertura permitiram obter uma luz filtrada lindíssima e emoldurar intimamente a paisagem.

Nas fachadas viradas ao arruamento, foram criados conjuntos de elementos retangulares, soltos do plano principal, que permitissem quebrar estrategicamente a leitura repetida dos paralelepípedos dos lotes em banda. A quebra da monotonia proporcionou efeitos e condições de luz particularmente interessantes. Viradas ao mar, as fachadas poente apresentam vãos e varandas corridas em todo o comprimento de cada bloco.

Sobre um módulo estrutural de planta livre, criou-se uma organização espacial que permitisse combinar vários tipos de tipologias, T2, T3 ou T4.

No piso enterrado foram compartimentadas garagens e salas de apoio. As salas comuns estão voltadas ao mar para poente e as cozinhas a nascente para a rua e paisagem rural. Os quartos para ambos os lados e no último piso um escritório com terraços a nascente e a poente.

Cada casa permite uma variedade de leituras espaciais e contrastes diferentes sem alterar a unidade de conjunto.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Urbanização Areosa

 

Localização
Areosa, Viana do Castelo

 

Arquitetura
Valdemar Coutinho

 

Data
2005-2019

 

Fotografia
João Morgado I Architectural Photography

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

MOON

A única placa de comando em cerâmica.