Urbo Business Center

O Urbo Business Center é um edifício de escritórios e serviços localizado em Matosinhos, na Área Metropolitana do Porto.

Caracterizado por um único volume, com uma implantação isolada de geometria rectangular, o edifício insere-se num terreno de gaveto com cerca de 6000 m2.

Com uma área de construção total de 25600m2, o edifício é constituído por um total de oito pisos, seis dos quais acima do solo para escritórios, e dois pisos em cave para estacionamento para cerca de 200 lugares, com exceção de uma área a poente no 1º piso, também em cave, destinada a serviços.
Os passeios, mais largos a norte e a sul do edifício, estabelecem a importância da criação de uma dupla entrada em fachadas opostas. Estas duas entradas, que originam uma linha de atravessamento da construção, encontram-se num pátio ou foyer central com a altura total do edifício com cerca de 24m.
O foyer é um espaço vazio, mas é um espaço vital na organização espacial e funcional de todo o conjunto, onde a clarabóia de grande dimensão reforça a importância do lugar. A distribuição do edifício começa neste foyer, com 2 núcleos de acesso verticais, escadas e grupo de elevadores, que nos transportam para os pisos superiores de escritórios e para os pisos inferiores de estacionamento.

Os pisos superiores, com cerca de 3000 m2 cada, organizados em torno do foyer, são servidos pelos 2 núcleos opostos, em 2 grandes espaços amplos, distribuídos de forma a serem envolvidos pelas fachadas exteriores e interiores. Os núcleos transportam-nos ainda para a cobertura do 6º piso onde 2 volumes, mais pequenos, encerram o equipamento mecânico de climatização e ventilação.

O Urbo Business Centre apresenta na sua conceção e desenvolvimento uma solução arquitectónica assente em dois pontos fundamentais: num programa de espaços de escritórios flexível na sua organização espacial, permitindo a instalação e utilização por um único ocupante, ou a sua transformação em espaços distintos para instalação de múltiplos ocupantes; e num programa construtivo, quer ao nível dos elementos de estrutura e de revestimento, quer ao nível do conjunto das infraestruturas, assente nas orientações mais recentes de sustentabilidade, não só durante as fases de projeto e construção, mas também em fase de vida útil do edifício, de modo a reduzir os custos de manutenção e de conservação.
A atual ocupação singular em toda a área de escritórios, exceptuando-se as quatro frações comerciais independentes do piso térreo voltadas para a av. Teixeira Ruela, garante que os pisos adquiram a sua forma mais ampla e aberta, permitindo a grande transparência visual do conjunto, quer no plano horizontal interior, quer no plano vertical entre pisos junto ao foyer. Esta dimensão espacial e transparência do foyer cria relações visuais entre os diversos pisos, entre as áreas de trabalho e as áreas de circulação, reforçando a ideia de presença e de colaboração entre os utilizadores e os ocupantes.
Quanto às soluções construtivas foi adoptada uma estrutura resistente em estrutura metálica com lajes colaborantes para os pisos positivos, revestida com envelope em fachada cortina, constituída por elementos transparentes de caixilhos e vidros e elementos opacos em compósito de alumínio definindo a pele do edifício.

A solução e construção arquitectónica da fachada é o elemento visual mais marcante do edifício. É uma estrutura que está subjacente em toda a obra, quer nos alçados exteriores, quer nos alçados interiores. É possível seguir com o olhar a composição dos elementos ritmados da fachada em alinhamentos distintos, descobrindo interpretações melódicas e harmónicas.

 

Para os pisos negativos definiu-se uma estrutura em betão armado.

 

Em relação ao conjunto das infraestruturas, estas foram concebidas com sistemas de gestão integrada para optimização e redução dos consumos como, por exemplo, o sistema de iluminação LED com controlo de luminescência e presença.

 

O conceito do Urbo Business Centre é reforçado pela composição da iluminação noturna dos elementos da fachada.

 

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Urbo Business Center

Localização
Matosinhos, Portugal

Arquitetura
Nuno Capa | Arquitecto

Arquiteto Responsável
Nuno Ferreira Capa

Fabricantes
Effisus

Construção
CARI, S.A

Fotografias
João Morgado

Área
25600 m²

Ano
2019

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE