Viterbo

A habitação unifamiliar na rua de Viterbo de Campos procura um desenho que vai de encontro ao respeito da pré-existência, e da valorização do conjunto do centro histórico.

A casa existente é constituída por três pisos e águas furtadas, sendo que o Piso 0 tem apenas acesso pela Rua de Viterbo de Campos e é semienterrado em relação à rua de Entre-Quintas. O número de pisos manter-se-á, de forma a respeitar a morfologia do casario, assim com a lógica construtiva. A entrada principal fazer-se-á pela Rua Entre Quintas e o Piso 0 com acesso pela Rua Viterbo de Campos destinar- se-á à entrada da garagem da habitação e arrumos.

É intenção do projecto melhorar a inserção da habitação no seu contexto urbano, alterando a fachada de forma a que melhor respeite os pressupostos da reabilitação.

Desta forma, propõe-se o redesenho do seu interior, transformando a construção numa habitação com os já existentes três pisos e águas furtadas (Piso 0, Piso 1, Piso 2, Águas Furtadas).

Todos os pressupostos aqui referidos pretendem que o edifício responda às necessidades dos dias de hoje, sem descurar uma linguagem que respeita a pré-existência dar prioridade à relação de conjunto do centro histórico.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Viterbo 

Localização
Vila Nova de Gaia, Portugal

Arquitetura
PURA

Especialidades
Gabriel Afonso e Danilo Pinto
Rui Sá

Visualização
FUSÃO

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?