Sara Nunes

And who wants to visit a Museum?

Categorias: building pictures

O filme dMuseu de Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição” dos arquitetos Spaceworkers e produzido pela  Building Picturesatravés do confronto de duas gerações, abre o debate sobre a importância dos Museus nos dias de hoje face ao mundo digital em que vivemos. 

 

No filme somos guiados pela visita de uma mãe que adora visitar museus e pela voz-off do seu filho que questiona o interesse das visitas: "E quem quer visitar um museu? Não é apenas um espaço, cheio de histórias que aconteceram há séculos atrás? E histórias sobre… pessoas que não estão vivas e que nunca tiveram Facebook ou Instagram? E porque visitaria um museu, que foi anteriormente uma igreja? Ainda não ouviram falar do Google?" 

 

O Museu Damião de Góis, situado em Alenquer, localiza-se numa antiga igreja que foi recentemente reabilitada, pelos premiados arquitectos de Paredes, para contar a história do humanista Damião de Góis e sobre as vítimas de inquisição. No filme, o filho conta-nos que este é o museu favorito da sua mãe: “ Eu acho que ela gosta do facto de velho e novo, passado e presente estarem juntos”. 

 

Mas afinal não são os filmes também eles objetos digitais? Através do debate o filme pretende convidar as pessoas a visitar este museu: “A minha mãe diz que na internet não podes compreender verdadeiramente a geometria dos tetos e a textura em tijolo das paredes, ou viajar pelo núcleo fragmentado…” 


Projeto

Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição – Damião de Góis Museum and the Victims of the Inquisition


Arquitetura

Spaceworkers(spaceworkers.pt)

Direcção e Produção

Building Pictures(buildingpictures.pt)

Texto

Sara Nunes

Câmera

Sara Nunes


Pós-produção

Sara Nunes

Sonoplastia

Ana Pedro

Voz-off

Will

Mãe

Rita Nunes

2018 | 2′ 32” | 16:9

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

Tectum First

Sistema Técnico para Telhados Tectum®-First