Arquitetura em Curtas: Terramotourism

Ciclo de curtas-metragens sobre inovação e tendências em arquitetura contemporânea

O objetivo: promover o vídeo como meio de narrar os processos arquitetónicos.
Ao contrário da fotografia, que durante muito tempo foi a única forma não-verbal de descrever a arquitetura, as imagens em movimento permitem-nos não só mostrar o resultado final de um projeto, mas também analisar as ideias subjacentes, a sua interação com o ambiente e o seu impacto na sociedade. Com os smartphones e as redes sociais, a tecnologia audiovisual é agora mais pervasiva que nunca, e a primeira edição portuguesa deste evento procura promover o debate sobre esta nova forma de olhar para a arquitetura.

 

Documentário Terramotourism

A 1 de novembro de 1755 um terramoto destruiu a cidade de Lisboa. O seu impacto foi tal que deslocou o homem do centro da criação. As suas ruínas legitimaram o despotismo esclarecido.
Lisboa hoje treme novamente, abalada por um sismo turístico que transforma a cidade a velocidade de cruzeiro. O seu impacto desloca o morador do centro da cidade. Que novos absolutismos encontrarão aqui o seu álibi?
Enquanto o direito à cidade derruba-se, afogado pelo discurso da identidade e do autêntico, a cidade range anunciando o seu colapso e a urgência de uma nova maneira de olhar-nós, de reagir a uma transformação, desta vez previsível, que o desespero do capitalismo finge inevitável.

Left Hand Rotation  é um coletivo estabelecido em Lisboa desde 2011.
Terramotourism é um retrato subjetivo de uma cidade e a sua transformação ao longo de 5 anos.

 

Título original
Documental Terramotourism

Compilação dos vídeos
Arquitetura em Curtas

Créditos
Left Hand Rotation (lefthandrotation.com)

Duração
43 minutos

Ano
2017

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal