Cabo de Vila House – Spaceworkers

“Esta é a história de uma menina… …e do seu triciclo vermelho. E de uma casa bonita”, inspirada no filme “The Shining”, de Stanley Kubrick. Neste filme da Casa Cabo de Vila, dos arquitectos Spaceworkers, em vez de serem usa-dos o triciclo e o espaço para criar a noção de loucura, a ideia é mostrar que a casa não tem barreiras entre os vários espaços; apenas uma geome-tria orgânica que estabelece hierarquias entre eles e que permite o contac-to visual mútuo. E que melhor forma de fazer isto do que seguir uma menina no seu percurso pela casa?

Neste filme da Building Pictures, a viagem começa na garagem e ela segue até à área comum, incluindo a sala com televisão onde está pendente do tecto uma lareira. Aqui a menina para e entra na sala de estar para observar as vistas de Paredes. A menina volta ao triciclo e pedala até à cozinha e à sala de jantar, acompanhando a parede de cortina que faz a separação para a área mais íntima da casa.

Ela sai e continua a pedalar ao longo da fachada de vidro. Os reflexos criam uma ligação entre a casa e o ambiente rural que a rodeia. Seguimos a me-nina pelo pátio de uma casa que começa onde termina, e que se mistura com a paisagem em mutação. O video continua com uma série de imagens da casa que transmitem a harmonia com a envolvente.

O filme termina de forma surpreendente com um toque de brincadeira.

A Casa Cabo de Vila tenta acabar com as barreiras e paredes entre os es-paços, da mesma forma que este filme tentar quebrar com a forma con-vencional de representar a Arquitectura.

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?