Carrilho da Graça: a arquitetura como processo de conhecimento

O arquiteto João Luís Carrilho da Graça incorporou o seu acervo de 40 anos de produção arquitetónica na Casa da Arquitectura, numa cerimónia que decorreu a 15 de fevereiro 2020, no Arquivo da Casa.

Na ocasião, foi exibido um pequeno filme alusivo que ajudou a enquadrar a obra e o arquiteto. É esse filme que aqui disponibilizamos.

O acervo de João Luís Carrilho da Graça que é produto de mais de 40 anos de trabalho do seu autor e contempla cerca de trezentos projectos, mais de uma centena dos quais tendo resultado de concursos públicos.

Ainda que este extenso conjunto inclua planos executados para os mais diversos países – Espanha, França, Chipre, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Hungria, Finlândia, Egipto, Brasil e Estados Unidos da América –, a grande maioria diz respeito ao território nacional, incluindo projetos bem conhecidos pelo público português, como as Piscinas em Campo Maior (1982-1990), a Ponte sobre a Ribeira da Carpinteira na Covilhã (2003-2009) ou o Terminal de Cruzeiros em Lisboa (2010-2018).

Entre o conjunto do material incorporado é possível encontrar desenhos e escritos de Carrilho da Graça e dos seus colaboradores, mas também uma extensa coleção de maquetas que representam tanto as obras construídas, como algumas versões diferentes das que acabaram por ser executadas, ou até mesmo, em alguns casos, projetos que não chegaram a passar do papel.

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»