Casa dos Sobreiros

O filme sobre a “Casa dos Sobreiros” dos Trama Arquitectos, é a resposta a um pedido feito ao google: “Google! Mostra-me como é viver… numa casa desenhada pelos Trama Arquitetos.”

Entramos na casa guiados pelo um automóvel e deparamo-nos com uma fachada cega em xisto e aço corten. Quando abrimos a porta, conseguimos perceber a estreita relação da paisagem e da natureza com o projecto, não apenas através dos enormes painéis de vidro, mas também através de um lago que atravessa a casa desde a zona de entrada até à sala de estar. A caixilharia, quando recolhida, sublinha a sintonia da casa do mesmo nome, com a copa dos sobreiros, como um jardim que flutua no horizonte.

O filme acompanha o ritmo diário da casa e mostra a fluidez entre os espaços da cozinha, sala de estar, sala de jantar e os quartos, distribuídos no piso térreo da casa. É de salientar a qualidade construtiva e dos materiais, e a forma como os espaços refletem as rotinas e os percursos que o do dia-a-dia exige. Mesmo os espaços de casa de banho são tratados como se fossem espaços nobres da casa.

O filme termina com imagens noturnas da casa e mostra a relação da iluminação com a arquitetura.

 

Veja aqui o projeto 

 

CRÉDITOS

Arquitetura
Trama Arquitectos

Projeto
Casa dos Sobreiros

Filme
Building Pictures (buildingpictures.pt)

Direção & Produção
Building Pictures

Dirigido por
Sara Nunes

Câmara
Sara Nunes

Pós-produção
Sara Nunes

Edição
Sara Nunes

Sonoplastia
André Cardoso

Música
Imagine Us by Brightarm Orchestra

Duração
3’00’’ | 16:9

Ano
2021

 

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Prémios de Arquitetura BigMat’21

Mais informações »

Margres Architecture Award

Saber mais »