Decolonising the City / In Conflict Debates Cycle

Categorias: Conferências
No dia 18 de setembro os debates In Conflict chegaram ao Porto, com o apoio do MIRA FORUM. Decolonising the City é um debate organizado pela vereadora Ana Jara e o investigador Miguel Cardina, que visa desmontar a “persistência de estruturas e imaginários coloniais no espaço público em Portugal”. Com a participação de Desirée Desmarattes, dos InterStruct Collective, o performer e pedagogo Dori Nigro, a investigadora e editora Marta Lança e o arquitecto Paulo Moreira.
Este debate foi precedido por uma visita guiada pela cidade do Porto, conduzida pelos InterStruct Collective, como “forma de activismo que aborda a falta de atenção, reconhecimento e revisão das narrativas e ideologias colonialistas que circulam na sociedade portuguesa”.
Não é necessário ler Butler ou Agamben para compreender que há corpos que importam mais que outros. A prática espacial – que opera entre a submissão aos contextos liberais e uma reclamada ‘autonomia’ disciplinar – sistematicamente exclui corpos, agentes e entidades. Activistas, cidadãos e plataformas de algumas das cidades mais abaladas pela crise de 2008 construíram protocolos e narrativas importantes que revelam o poder da Arquitectura enquanto ferramenta ao serviço da violência política. O pensamento contemporâneo e os novos imaginários políticos delimitaram os campos de um espaço por vir.
No entanto, como se poderá conceber práticas espaciais que ‘cuidem de’ e ‘cuidem para’, enquanto simultaneamente confrontadas com os conflitos que os moldes de produção capitalista apresentam? Como poderemos erigir uma prática arquitectónica para lá da reprodução social e dos corpos humanos? Quais deverão ser os vectores da prática espacial do porvir? Caring assemblies propõe a criação de uma assembleia de discursos e narrativas, consensos e dissensos, em direcção a uma arquitectura de cuidado, notas para uma prática espacial comprometida, crítica e cuidadosa.
In Conflict é a Representação Oficial Portuguesa na 17ª Exposição Internacional de Arquitectura – La Biennale di Venezia, e é comissariado pela Direcção-Geral das Artes.
videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?