Escola do Bom Sucesso

Categorias: Building Pictures

O filme da Building Pictures revela um projeto da CREA, que inclui a reabilitação da escola do Bom Sucesso, a construção de um polivalente desportivo e de um novo jardim de infância Barbosa du Bocage.

O filme inicia-se com a contextualização da escola, no tecido urbano. É ali, bem no centro de uma zona densamente povoada, que se localiza o projeto da escola. Ouvem-se o barulho dos carros e a agitação frenética da cidade.

Numa primeira fase, observa-se a escola vazia, ouvem-se o chilrear dos pássaros… Com o despertar da manhã, a campainha toca e o espaço é invadido de crianças. Estas correm por todo o lado, brincando sobre a betonilha de cor ocre que demarca o perímetro do recreio ladeado de árvores.

O plano de intervenção incluiu a reabilitação da escola básica, inaugurada em 1958, bem como a demolição do pré-fabricado onde se instalava o jardim de infância e a construção de dois novos volumes, que ordenam a relação com a rua.

O filme termina com vários planos aéreos em que é visível o contraste entre a escola, camuflada por entre as árvores do recreio, e o quarteirão de betão consolidado em que está envolvida, bem no centro da cidade do Porto.

 

CRÉDITOS

Projeto
Escola do Bom Sucesso

Arquitectura
CREA Atelier de Arquitectura (crea.pt)

Localização
Boavista, Porto – Portugal

Direção & Produção
Sara Nunes, Building Pictures (
buildingpicture.pt)

Câmara
Sara Nunes  

Pós-produção
Sara Nunes; Juarez Braga

Sonoplastia
Ana Pedro

Música
Blue Dot Sessions: Basketliner

2019 | 2’ 32’ | 16:9

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.

𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗖𝗢𝗻𝗩𝗜𝗗𝗮 𝗧𝗼𝗱𝗼𝘀

Uma ação informal por um bom motivo