Sara Nunes

Fernando Guerra, “O Fotógrafo Voador”

Categorias: building pictures
Sara Nunes, realizadora de filmes de arquitectura da Building Pictures, acompanha Fernando Guerra, “O Fotógrafo Voador”, durante o período de um ano. O filme que estreará este ano no Arquitecturas Film Festival, no Cinema São Jorge em Lisboa, tem agora o seu primeiro trailer.

As fotografias de  Fernando Guerra são conhecidas e muito se escreve e fala sobre um dos melhores fotógrafos de arquitectura do mundo. Este tem procurado manter-se invisível, longe das câmaras das entrevistas e conferências. O documentário é a oportunidade de conhecer as suas histórias, as suas paixões, o seu olhar e “embarcar” no seu processo criativo.

Sara Nunes começou por acompanhar o trabalho do fotógrafo no Brasil e no Dubai e registar as entrevistas dos premiados arquitectos brasileiros Isay Weinfeld, Arthur Casas, Márcio Kogan e dos arquitectos dos Emiratos Árabes Unidos X-Architects.

A Siza Vieira, foi buscar a inspiração para o título do documentário na dedicatória que este fez a Fernando Guerra, aquando do Prémio Valmor.
A viagem que a realizadora mais acredita que os espectadores terão curiosidade em ver, será até à Ásia. É lá que Siza, juntamente com Carlos Castanheira, mais obras constrói neste momento e onde, até agora, apenas as conhecemos através das lentes do fotógrafo. Para já esta viagem “ainda é um sonho” diz Sara Nunes, atualmente à procura de patrocínios.
Está previsto ainda acompanhar Fernando, em Portugal, e na sua paixão pelas máquinas fotográficas, pelos automóveis e no seu hobby favorito: desenhar acessórios para a FG Edition.
“Sempre disse aos meus amigos que um dia seria o Fernando Guerra dos filmes de Arquitectura… e mais tarde, o Fernando seria a Sara Nunes da fotografia. Hoje, já não penso assim. A minha concorrência sou eu própria, com muito para aprender com o Fernando!”
O filme é sobre alguém que se entrega todos os dias à paixão de fotografar, sem restrições ou desculpas: “o melhor de tudo”, como diz no trailer o arquitecto Arthur Casas, e que depois de ter trabalhado para vários pritzkers, continua a dizer que o que lhe interessa “são sempre as pessoas”. Márcio Kogan vai mais longe: “é um super ser humano”.
A realizadora quer que o filme chegue à Netflix. Acredita que a história do “Fotógrafo Voador” pode inspirar muita gente com o seu talento, humanidade e despertar o interes-se de vários públicos: dos amantes da fotografia, da arquitectura, dos automóveis, do design, da arte e das viagens.
Até agora a Building Pictures contou com o patrocínio d’ O Feliz e da panoramah!. Tem a parceria estratégica da Casa da Arquitectura, que fará a estreia do documentário na Cidade Invicta, e de outras instituições como a Canon, a Trienal de Lisboa, a Ordem dos Arquitectos, o UPTEC, Archdaily, FAUP e FAUL.

Arquitetos:
Marcio Kogan
Siza Vieira
Isay Weinfeld
X-Architects
Arthur Casas

Créditos:
Um filme Building Pictures realizado por Sara Nunes

Diretor de fotografia:

Sara Nunes

Montagem e edição:

Sara Nunes e Maria Gonçalves

Correção de cor:

Fernando Barros


Sonoplastia:

Ana Pedro Machado

Banda sonora:

Bruno Ferreira (+ Sara Nunes)


Legendas:

Eva Magro (+ Sara Nunes)


Motion Graphics:

Juarez Sousa

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Tectum First

Sistema Técnico para Telhados Tectum®-First

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total