Filomena (Lisbon Acts)

Categorias: Projetos

Realizada por Pedro Cabeleira, esta curta-metragem Filomena é parte integrante da exposição Lisbon Acts, produzida pela Trienal de Arquitectura de Lisboa no âmbito dos seus 10 anos (2007 -2017).

Os últimos dez anos na cidade de Lisboa são o ponto de partida: escolhemos seis ateliers de arquitectura que estabeleceram as suas práticas em Lisboa durante esse período de tempo: Aspa, Barbas Lopes, Can Ran, Miguel Marcelino, PLCO e Site Specific. E escolhemos um primeiro trabalho significativo, construído na cidade.

Este filme começa cedo, pela manhã, e acompanha a empregada Filomena durante um dia que promete ser apenas mais um dia chato no trabalho. Mas depois de almoçar com uma pessoa especial e passar uma tarde a limpar com Vanessa, uma jovem colega conversadora, percebemos que, por baixo da pele dela, está escondida uma romântica que não leva o amor como certo. Filomena percorre seis espaços muito diferentes que parecem colocar em perspectiva os seus dilemas interiores.

 

CRÉDITOS

Director
Pedro Cabeleira

Escritores
Pedro Cabeleira, Diogo S. Figueira

Com: Sandra Hung (Filomena), António Simão (António), Maria Cardetas Melo (Vanessa), Catarina Sousa (arquitecta), Eugénio Madeira (engenheiro), Sérgio Coragem (empregado de mesa), Maria João Castelo Branco e Raul Carvalho (casal Le Chat), Dora Carregosa e Maria João Pimentel (clientes Upaya), Ana Valentim (meditadora)

Directora de Fotografia
Leonor Teles

Assistentes de Fotografia e Electricistas/maquinistas
Manuel Braga, André Costa

Captura e pós-produção de som
Tiago Raposinho

Set design e guarda-roupa
Montagem Sara Loureiro: Pedro Cabeleira
Pós-produção cinematográfica: Rita Lamas

Fotografia de cena
Catarina Botelho

Produtores
Trienal de Arquitectura de Lisboa, Pedro Cabeleira

Director de produção
Diogo S. Figueira

Assistente de produção
Paulo Carmo

Catering
Joana Rute Carmo

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Jooble

Mais de 2 mil vagas para arquitetos no Brasil