Itinerário Álvaro Siza: seguir as pisadas do primeiro Pritzker português

A CASA DA ARQUITECTURA dispõe de roteiros temáticos, monográficos de autor, e de período de produção arquitetónica e artística relevante, destinados a públicos generalistas ou especialistas. Isoladamente ou articulados com outras entidades, estas visitas acompanhadas e comentadas são disponibilizadas a agentes de divulgação e promoção do turismo cultural internacional e nacional, e ao grande público. Consiste em visitas a espaços e a edifícios relevantes, destinadas a públicos internacionais e nacionais, de todas as idades, com duração de um ou mais dias.

Estas visitas estão focadas na divulgação da obra em Matosinhos, e ao cuidado da Casa da Arquitectura e da Câmara Municipal de Matosinhos, do mais reconhecido arquiteto português, Álvaro Siza, bem como nas suas ligações a Fernando Távora e Eduardo Souto de Moura. Deste roteiro regular, temático e monográfico, fazem parte a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, a Piscina da Quinta da Conceição e a casa de Roberto Ivens e destina-se a públicos generalistas ou especialistas. Assumindo-se como uma atividade estratégica e fundamental da promoção do património arquitetónico, contemporâneo e histórico, estas visitas têm as seguintes características:

– são acompanhadas e comentadas por guias com formação em arquitetura;
– têm uma duração aproximada de 45/60 minutos;
– realizam-se em língua portuguesa ou inglesa. Outras línguas sob consulta.

 

CASA DE CHÁ DA BOA NOVA

Ano do Projeto 1958-63 / 1989-92 / 2014
Leça da Palmeira, Portugal
Álvaro Siza Vieira
Monumento Nacional (2011)

 

PISCINA DAS MARÉS

Ano do Projeto 1958-66
Leça da Palmeira, Portugal
Álvaro Siza Vieira
Monumento Nacional (2011)

 

PISCINA DA QUINTA DA CONCEIÇÃO

Ano do Projeto 1958-62
Leça da Palmeira, Portugal
Álvaro Siza Vieira

 

CASA DE ROBERTO IVENS
Ano do Projeto 1961/2009
Álvaro Siza Vieira

A casa da família de Álvaro Siza Vieira data do século XIX remodelada pelo arquiteto em 1961 a pedido dos seus pais. Adquirida pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2007, foi sujeita a ligeiras obras de remodelação, orientadas por Siza, com o sentido de acolher as atividades da associação Casa da Arquitectura entre 2009 e 2017. Os espaços de trabalho, a biblioteca, a sala de exposições, o arquivo ou a pequena loja, adaptaram-se à tipologia da casa, sem trair a sua escala e domesticidade. O mobiliário e candeeiros, assim como o uso da madeira revelam detalhes que só Siza parece saber projetar.

 

As visitas assumem-se como uma atividade estratégica e fundamental de divulgação e promoção do património arquitetónico, contemporâneo e histórico.

Reservas para o email visitas@casadaarquitectura.pt

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.

𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗖𝗢𝗻𝗩𝗜𝗗𝗮 𝗧𝗼𝗱𝗼𝘀

Uma ação informal por um bom motivo