Mesa Redonda: “Nadir Afonso, Pensamento e Teoria”

Categorias: Conferências

A Universidade do Porto promoveu duas mesas redondas integradas nas celebrações dos 100 anos do nascimento do pintor Nadir Afonso.

Ambas as sessões foram conduzidas por António Quadros Ferreira, Professor Emérito da U.Porto e curador da exposição 1oo Anos Nadir, Inéditos, patente, desde o passado dia 8 de outubro, nos espaços da Casa Comum, no edifício da Reitoria.

“Nadir Afonso, Pensamento e Teoria”, é o título da segunda mesa redonda. Para o curador de 1oo Anos Nadir, Inéditos, “associar o pensamento e a teoria em Nadir é possibilitar a formulação de uma teoria estético-filosófica muito própria, inovadora, e única – pelo que, e como constatou José-Augusto França, a obra escrita de Nadir Afonso é caso único na bibliografia portuguesa.

De facto, quando falamos dos textos escritos de Nadir Afonso falamos naturalmente de textos teóricos, de textos sobre a estética e sobre a arte que têm uma função de dar a conhecer um pensamento absolutamente inovador”.

Por outro lado, explica António Quadros Ferreira, toda a obra escrita e teórica do pintor, “tem por missão dar corpo a um desígnio ou sentido de consciência sobre a possibilidade de se pensar a pintura e a arte”.

Com:

Celina Silva
Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Laura Afonso
Presidente da Fundação Nadir Afonso

Cândido Lima
Compositor

Carlos Fiolhais
Professor Catedrático do Departamento de Física da Universidade de Coimbra

António Quadros Ferreira
Curador da exposição “100 anos Nadir, Inéditos”

 

© Casa Comum U. Porto

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!