Pode a Arquitectura mudar a vida das pessoas?

Categorias: building pictures

No filme sobre a reabilitação dos “Albergues Noturnos do Porto” projecto do arquitecto Nuno Valentim e produzido pela Building Pictures, somos convidados a fazer uma visita guiada pelo espaço com Laudolino Jesus, ex-sem-abrigo, e a perceber como pode a Arquitectura mudar a vida das pessoas.

 

Laudolino, agora funcionário da Associação dos Albergues Noturnos do Porto, que recebe sem-abrigos da cidade do Porto, relembra que o edifício antes das obras “era um espaço bastante cinzento. Não oferecia muitas condições”.

 

Ao longo do filme, acompanhados pela entrevista, vamos viajando pelo espaço e percebendo que a reabilitação modesta do edifício permite fazer uma enorme diferença na vida de centenas de pessoas que se apoiam na associação.

 

O ex-sem-abrigo conta-nos que “O espaço foi todo virado de pernas para o ar e reconstruído” e que as obras permitiram que as pessoas voltassem a ter condições de higiene, um espaço onde podem actualmente recuperar energias e a calma: “Um bom banho e dormir fantasticamente numa cama nova”.

 

O filme vai mostrando o espaço interior e termina no exterior com as palavras de Laudolino: “ Isto é como a casa da mãe, não é? Nós saímos, as coisas por mais mal que corram, temos um sítio onde nos podemos aninhar e lamber as feriadas”.

 

O edifício dos Albergues Noturnos do Porto e o seu filme, foram no final de 2018 finalistas do prémio internacional Living Places: Simon Architecture Prize, na categoria Collective Places, iniciativa do Grupo Simon com o apoio da Fundação Mies van der Rohe.

 

Albergues Noturnos do Porto

O edifício que pertence aos Albergues Noturnos do Porto para os sem abrigo, com base no seu diagnóstico e programa preliminar, procurou corrigir problemas funcionais causados por intervenções inadequadas ao longo do tempo, melhorando os níveis de conforto (e procurando adaptar a possíveis utilizações dos espaços disponíveis) e resolvendo as patologias diagnosticadas e as suas causas.

O programa preliminar propunha a reabilitação desse equipamento social (uma linha de apoio aos sem abrigo), procurando, acima de tudo, melhorar as condições de acolhimento e aumentar a sua capacidade, de 60 para 75 pessoas.

As principais funções e distribuições do espaço foram mantidas, no entanto o projeto procurou melhorar as suas condições gerais, como espaço o interior, a luz natural, ventilação e conforto. Mais especificamente:

– Luz e ventilação em todos os quartos, permitindo o contato direto com jardim / rua;
– Racionalização de camas por quarto; Diminuição para um mínimo de 6 para um número máximo de 10 pessoas (anteriormente havia dormitórios com 17 pessoas);
– Introdução de novas casas-de-banho adaptadas ao programa, intensidade de uso e ao edifício;
– Infra-estruturas adequadas ao número de utilizadores, actualizadas de forma a optimizar o desempenho e o conforto;
– Instalações hidráulicas, eléctricas, de gás, ventilação, aquecimento, bem como equipamentos de segurança;
– Melhoria do desempenho térmico e acústico, isolamento de telhados e reabilitação construtiva de janelas já existentes;
– Correção de intervenções anteriores que diminuíram de alguma forma a qualidade do edifício pré-existente.

Projeto

Albergues Noturnos do Porto

 

Arquitetura

Nuno Valentim

 

Localização

Porto – Portugal

 

Ano do Projeto

2018

Filme
Building Pictures

Albergues Noturnos do Porto

 

CRÉDITOS

Direção e Produção

Building Pictures (http://buildingpictures.pt)

 

Camara

Sara Nunes

 

Pós-Produção

Sara Nunes

 

Sonoplastia

Ana Pedro

 

Música

Blue Dot Sessions_Uncertain Ground (creative commons)

2018 | 3’ 00’’ | 16:9

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total