Radar Veneza: Álvaro Siza Vieira

Patente na Casa da Arquitectura até 10 de outubro 2021, a Exposição “Radar Veneza – Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021”, com curadoria de Joaquim Moreno e Alexandra Areia, permite a visualização de um conjunto de 32 vídeos com excertos de longas entrevistas que foram feitas aos protagonistas das participações e representações nacionais na Bienal de Veneza no Portugal democrático.

São esses excertos que vamos disponibilizando, agrupadas pelos cinco núcleos em que podem ser vistos na exposição. São a memória oral da presença portuguesa na Bienal de Arquitetura.

“O gesto da escuta, a atenção às vozes que testemunharam e protagonizaram esta história, e as surpresas que surgem do diálogo e da rememoração, acumulam-se na história oral entretanto depositada na Casa da Arquitectura”, referem os curadores.

As entrevistas integrais foram transcritas para o catálogo homónimo da exposição à venda na Loja da Casa. Trata-se de um volume de 336 páginas com 32 entrevistas transcritas aos protagonistas das participações portuguesas na Bienal entre 1975 e 2021, 24 desenhos dos 24 objetos/grandes modelos apresentados na exposição e uma linha temporal – espaço para uma visão panorâmica das transformações, capaz de comunicar ideias e contextos gerais de cada Bienal e as circunstâncias específicas de cada representação nacional.

O catálogo “Radar Veneza – Arquitetos Portugueses na Bienal 1975-2021″ é coeditado e produzido pela Casa da Arquitectura e coeditado pela Direção-Geral das Artes.

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.