Reabi(li)tar: A Casa e a Cidade – Episódio 4 |A invenção de Cidade

Categorias: Arquitetos

Reabi(li)tar: A Casa e a Cidade – Episódio 4 |A invenção de Cidade – Este episódio aborda o processo de (re)invenção da cidade portuguesa, entre o final do século XVIII e o início do século XX, tendo Lisboa como pano de fundo. O arquiteto Walter Rossa e a historiadora Raquel Henriques da Silva relatam-nos o modo como o grande Terramoto de 1755 “aguçou o engenho” da arquitetura e da engenharia militar portuguesas, conduzindo à reconstrução da capital e à sua preparação para os adventos do Romantismo, da Industrialização e da expansão para Norte ao longo das Avenidas Novas. Esta é a Lisboa que chega à Primeira República: uma cidade completamente reestruturada, repleta de frondosos jardins, miradouros, boulevards, e de inúmeros outros equipamentos que celebram, então, uma nova civilidade urbana.

Coordenação Científica de Nuno Grande

Estando, todos nós, mergulhados em arquitetura (boa ou má, não há construção que não tenha a sua arquitetura); sendo a arquitetura uma das disciplinas em que os portugueses mais têm marcado pontos internacionalmente; sendo a arquitetura uma das atividades que mais polêmica gera no espaço público é particularmente RELEVANTE a produção da série A CASA E A CIDADE. Uma encomenda da RTP2, com a Parceria da Ordem dos Arquitetos, à Produtora Pop Filmes.

Em seis episódios, de 30 minutos cada um, são tratados seis temas nevrálgicos que explicam, de forma simples e direta, as implicações da arquitetura nas nossas vidas e as implicações dos nossos valores e comportamentos na arquitetura. A partir de uma ideia original da Professora de Arquitetura Ana Tostões e com o acompanhamento científico dos arquitetos Ricardo Carvalho e Nuno Grande, que desenharam os guiões e escolheram o elenco de entrevistados, Graça Castanheira realiza uma série inteligente e inteligível, elegante e pedagógica.

Uma série cujo tempo de vida ultrapassará em muito as seis semanas em que estará em exibição na RTP2. www.reabitar.pt – Reabi(li)tar

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Jooble

Mais de 2 mil vagas para arquitetos no Brasil