Sara Nunes

Somewhere in Afife

Categorias: building pictures
O filme sobre o mais recente projecto do arquitecto Guilherme Machado Vaz e produzido pela Building Pictures, retrata o último dia de Verão na “Casa em Afife”.
O filme começa por contextualizar a casa, com as paisagens da Costa Norte de Portugal, e vai-se aproximando cada vez mais desta, até entrarmos no interior de um volume compacto e vertical, que tal como menciona o arqui-tecto “evoca a essência de um tipo de construção tradicional no Minho”.
“Somewhere in Afife” é marcado pelos movimentos de câmara, pelos movi-mentos das pessoas e pelos movimentos da fachada ao longo de um dia na casa. Quando as portadas estão encerradas, tal como refere o arquitecto, “a fachada é a negação de si, é uma anti-fachada” um cubo branco abstrato sem aberturas. Quando se abrem, as portadas revelam um interior com dife-rentes materialidades que se inspira na arquitectura vernacular. As portadas do alçado Sul (voltado para a capela) invocam a talha dourada e lembram, também de uma forma abstracta, as pinturas religiosas medievais em trípti-co.

Guiados pelos passos de uma personagem vamos descobrindo o interior da casa, que se desenvolve em meios pisos, uma referência clara ao arquitecto Adolf Loos.

O filme termina com imagens noturnas da casa, revelando a iluminação do seu interior e da piscina circular.

Projeto
Casa em Afife

Localização

Afife – Viana do Castelo, Portugal

Arquitetura
Guilherme Machado Vaz (http://www.guilhermemachadovaz.pt)

Direcção e Produção

Building Pictures (http://buildingpictures.pt)

Câmara
Sara Nunes


Pós-produção
Sara Nunes

Sonoplastia
Ana Pedro

Música
Blue Dot Sessions_ArticDraba (creative commons)

2018 | 3’ 41’’ | 16:9

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total