Souto de Moura: Conferência de encerramento

Souto de Moura: Conferência de encerramento – A conferência de encerramento do programa paralelo da Exposição “Souto Moura – Memória, Projectos, Obras” decorreu no dia 27 de março 2021.

A cargo do professor Fritz Neumeyer, foi dedicada ao tema “Mies Van der Rohe. Outside the Bauhaus”. A conferência online contou com a participação do Diretor-executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, curador da Exposição “Souto de Moura: Memória, Projectos, Obras”. “

”Outside the Bauhaus” pode ser entendido literalmente: não só porque a arquitetura de Mies não tem muito em comum com a chamada arquitetura Bauhaus mas, em particular, porque a partir de 11 de abril de 1933, quando os nazis fecharam a Bauhaus de Berlim e selaram o prédio, Mies e os seus alunos não puderam entrar mais no prédio. Como uma espécie de substituição do ensino proibido, Mies levou os seus alunos, no Verão de 1933, a viajar de barco para visitar lugares como o famoso Charlottenhof de Schinkel e o Paretz de Gilly. Obviamente, para Mies a arquitetura moderna não se restringia apenas ao século 20, e queria transmitir isso aos seus alunos Bauhaus. Depois de as negociações de Mies com o governo nazi para a reabertura terem fracassado e de Mies finalmente ter desistido, em julho de 1933 ele convidou alguns dos seus alunos para acompanhá-lo, junto com Lily Reich, a Lugano, na Suíça, para aulas particulares. Nesse contexto foi esboçado o projeto mais extraordinário de Mies para uma Casa nas Montanhas.” – Fritz Neumeyer.

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Margres Architecture Award

Saber mais »

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores