Visita Guiada: Três Casas Modernas no Minho

O Visita Guiada é um programa de rádio e televisão sobre peças da história da arte e da cultura portuguesas.
Em cada emissão, o programa elege uma peça-protagonista selecionada num arco temporal de cerca de mil anos e considerando todo o território nacional, ilhas incluídas.
A peça-protagonista pode ser um pequeno cálice ou uma catedral, um conjunto de esculturas, uma pintura, um jardim botânico ou um complexo de arquitetura industrial. O que conta é a sua excepcionalidade.
Para cada uma das emissões contamos com as explicações de um especialista diferente, na maioria dos casos, um historiador.

Programa com autoria e apresentação de Paula Moura Pinheiro que faz uma visita guiada ao património cultural português.

Produzido pela RTP2 para televisão e pela Antena 1 para rádio, o programa começou a ser emitido semanalmente em Março de 2014.

Três Casas Modernas no Minho

Esposende, Ofir e Moledo – três dos mais concorridos destinos balneares do Norte do país – apresentam uma curiosa concentração de casas cuja arquitetura desafiou, à época, as imposições da Comissão de Estética do Estado Novo.

A Casa das Marinhas (1954), do arquiteto Viana de Lima; a Casa de Ofir (1956), de Fernando Távora e a Casa de Moledo (1962), de Siza Vieira são hoje referências na História da Arquitetura Portuguesa e exemplos paradigmáticos da evolução do Movimento da Arquitetura Moderna.

Uma visita emocionante guiada pelos arquitetos Sérgio Fernandez e José António Bandeirinha, que também nos vão dizer o que havia de tão diferente entre a Escola de Arquitetura do Porto e a de Lisboa.

Ficha Técnica

Título Original
Visita Guiada

Episódio
Ep.16 | Três Casas Modernas no Minho

Ano
2018

Duração
40 minutos

Série
8

videos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.