O projeto Condomínio 404, consiste na criação de 8 Blocos Monolíticos em betão branco que “pousam” no local e se distribuem em função do Programa e da vegetação existente.
Tendo em consideração as características do local e a sua orientação, optou-se por implantar as construções – blocos de betão branco – de modo a tirar partido da melhor vista mar possível e consequentemente da orientação a Sul.
Assim, partindo da premissa da otimização das características favoráveis do terreno e sua envolvente, os novos volumes foram posicionados de modo a que:
- a) Se adaptassem à morfologia do terreno existente;
- b) Permitisse manter o coberto arbóreo existente;
- c) Fossem criadas vistas e perspetivas sobre o imenso azul do oceano.
Os volumes propostos resultam assim da sobreposição de dois elementos, cujas diferentes dimensões proporcionam a criação de terraços verdes nos pisos superiores e consequente fruição das vistas.
O toque no céu é materializado através da adição de um terceiro elemento, que serve apenas de acesso à cobertura, que pela cor e matéria a que se reveste – zinco azengar, mais claro e de superfície heterogênea – parece envolto numa aura que se confunde com a atmosfera do local.
A horizontalidade dos volumes ao nível dos vários pisos, enfatiza a profundidade dos planos e emoldura a vista sobre a paisagem, onde interior e exterior se fundem.
As caixas de betão branco funcionam como blocos de pedra inseridas num grande jardim, onde a vegetação existente e a proposta ganham vida e diminuem o impacto da construção.
As coberturas verdes das moradias aumentam o desempenho energético das construções e como solução ecológica contribui para a renovação do ar, diminuição do nível de dióxido de carbono e aumenta o nível de oxigénio.
Na vertente Norte do terreno foi criado o acesso pedonal ao condomínio, para garantir as acessibilidades às moradias 1 e 2. É também aqui que se localizam todas as zonas de contagem(concessionárias).
O acesso automóvel – entrada e saída de viaturas – é feito a Poente pela Rua Coronel Garcez de Lencastre – entrada principal- por uma via de sentido único que faz a distribuição para as 8 moradias, cujo acesso é controlado à entrada pelo Posto de Controlo.
A vegetação existente no local e o desejo da sua máxima preservação possível, nomeadamente das árvores de grande e médio porte, foram premissas fundamentais na busca da correta e exata localização das moradias.
É também com este intuito que as “molduras” que compõem as várias moradias foram criadas, no sentido de enfatizar as vistas que enquadram o coberto vegetal existente e as perspetivas sobre o azul do mar.
Por uma questão de Proteção | Enquadramento e privacidade, prevê-se a existência de uma barreira verde, localizada nos limites laterais do lote, de modo a aumentar a privacidade do espaço projetado, servindo ao mesmo tempo de barreira acústica.
Ao nível do piso -1 das moradias, localiza-se a cave/zona técnica/estacionamento e arrumos, com pé direito não habitável de 2,20 m.
Ao nível do piso 0 – piso de entrada – temos os espaços sociais da casa, respetivamente sala de estar e de refeições, com uma estreita relação com a cozinha.
Ambos os espaços são prolongados para o exterior através de um terraço revestido a deck ecológico que “abraça” a Piscina.
No piso 1 encontra-se a zona privada constituída por 2 suítes e 2 quatros servidos de uma instalação sanitária completa comum, sendo que as duas suites se prolongam para um terraço exterior orientado a Sul.
O piso de cobertura técnica, acedido por uma caixa de escadas revestida a zinco, é dedicado a um terraço miradouro.
Todas as fachadas Sul são constituídas por grandes superfícies de vidro recuadas relativamente ao plano das fachadas de modo a criar linhas de sombra e proteção solar, e a desfrutar da vista privilegiada sobre o mar e a Baía de Cascais.
Nas fachadas Norte e Poente existem apenas rasgos verticais de laje a laje, que continuam a modelação da fachada.
Projeto
Condomínio 404
Localização
S.P.Estoril, Portugal
Promotor
Particular
Autor
Humberto Conde
Colaboradores
Filipa Costa, Francisco Gomes Marques
Modelo 3D
André Cordeiro ( HRA-Lisboa)
Data
2018