Casa de São Lourenço

A nova intervenção na Casa de São Lourenço é indissociável da construção da rede de Pousadas de Portugal, em particular da Pousada de São Lourenço, inaugurada em 1948 na Serra da Estrela, a 1200 metros de altitude, debruçada sobre o vale Glaciar do rio Zêzere. Este plano ambicioso tinha como objetivo a promoção da cultura e dos costumes das várias regiões de Portugal, combinando, para isso, o trabalho de arquitetos modernos com práticas tradicionais dessas regiões.

A intervenção atual mantém os princípios do projeto original, procurando clarificar e hierarquizar as diferentes intervenções a que o edifício foi sujeito, e dá resposta às exigências e ambições do serviço e identidade de um hotel de 5 estrelas. A nova construção, em betão à vista, funciona como um dispositivo de observação e contemplação, recuperando a relação entre os hóspedes e a paisagem, a partir de qualquer espaço do hotel.

A sua geometria simples e racional permite a criação de grandes envidraçados e espaços exteriores generosos em todos os quartos e áreas sociais. A utilização do burel, de fabrico local, e a reutilização dos desenhos e mobiliário originais tornam-se a linha condutora que dá unidade aos múltiplos espaços e ambientes contemporâneos criados, em sintonia com a história e a paisagem que envolvem o novo hotel.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel

Localização
Manteigas, Portugal

Cliente
Burel Mountain Hotels

Arquitetura
Site Specific Arquitectura + P-06 Atelier Nuno Gusmão

Equipa de Projeto
Simão Botelho, Tânia Oliveira, Joana Presépio, Jacinta Fialho

Paisagismo
Baldios Arquitectos Paisagistas

Mobiliário
Marco Sousa Santos

Fabricantes
Branca Lisboa, Burel Mountain Originals, Expolux, Robbialac, Vibia

Construção
ABA – A. Baptista de Almeida – Engenharia e Construção Civil

Fotografias
Fernando Guerra | FG+SG
José Vicente – Agência Calipo

Área
2200 m²

Ano
2014-2018

PREMIS FAD – SELECÇÃO 2019 ARQUITECTURA

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE